Não é preciso ser um expert em moda para perceber que existem grandes diferenças entre a moda masculina e a moda feminina no mercado. Em geral, mulheres encontram mais opções de peças, enquanto homens podem ter problemas para encontrar roupas e calçados básicos, como uma bota masculina ou uma camisa diferente.
Mas por que isso acontece? E por que a moda masculina e feminina são diferentes? Entenda um pouco mais sobre isso!
Moda masculina e moda feminina: semelhanças e diferenças
A moda masculina e feminina têm suas próprias identidades e características, apresentando semelhanças mas também muitas diferenças. A maneira como a moda é pensada entre os gêneros também muda de acordo com as influências culturais, o que pode ser observado tanto nas passarelas quanto nas lojas.
Além disso, é sempre importante lembrar que a moda é uma forma de autoexpressão pessoal e, por isso, a discussão da divisão de gêneros e as diferenças de opções entre ela acaba sendo pertinente.
Semelhanças principais
Quando se fala em básicos, é uma unanimidade. Tanto a moda masculina quanto a feminina têm peças de vestuário básicas, como camisetas, calças jeans, casacos e calçados. Ou seja, essas são peças que nunca saem de moda.
Além disso, quando se fala em tendências, também é possível perceber que tanto a moda masculina quanto a feminina contam com mudanças de tempos em tempos. Porém, no caso da masculina, nem sempre isso é tão perceptível quanto na feminina, mas ocorre.
Outra semelhança que podemos destacar são as próprias influências culturais. Isso quer dizer que tanto as roupas masculinas quanto as femininas acabam seguindo influências da sociedade e da cultura do local em que são vendidas.
Diferenças notáveis
Quando se fala de diferenças, uma das mais perceptíveis é a quantidade de opções. Geralmente a moda feminina conta com muito mais diversidade de opções dentro de uma mesma tendência do que a moda masculina.
Até mesmo a modelagem das peças são diferentes. As roupas masculinas geralmente têm cortes mais retos e simples, enquanto as roupas femininas frequentemente apresentam cortes mais ajustados e elaborados. Isso reflete as diferentes formas do corpo e as expectativas de estilo para cada gênero.
Vale dizer também que a moda masculina vem sendo repensada e hoje em dia já é possível encontrar peças diferentes, principalmente de marcas que entendem a moda masculina como algo que vai além do básico.
O comportamento de compra
Uma das grandes questões que fortalecem essas diferenças entre as modas é o comportamento de compra masculino e feminino. De maneira geral, as mulheres são mais observadas quando se fala em moda, o que incentiva uma busca por peças de qualidade e que transmitam um estilo.
Os homens, por outro lado, tendem a ficar no básico (também consequência das opções para comprar), causando menos impacto visual e, consequentemente, uma percepção diferente de estilo.
Por conta desses comportamentos, é comum que as marcas mais conhecidas e populares busquem atender a essas demandas, investindo sua produção na moda feminina mais do que na masculina.
Porém, vale considerar que hoje em dia existem muitas marcas que buscam repensar esses conceitos e trazer cada vez mais estilo para a moda masculina. Isso sem falar que, nos últimos anos, houve uma crescente tendência em direção à moda de gênero neutro, que desafia as distinções tradicionais entre moda masculina e feminina.
Isso envolve o uso de roupas e estilos que não se encaixam em categorias de gênero convencionais, ou seja, qualquer peça de roupa pode ser utilizada por quem desejar. Isso vem mudando a percepção de muitas marcas pelo mundo afora, criando mais opções de peças para todo mundo.