Quando falamos em marketing 360, estamos indicando uma modalidade de marketing que inicia antes do processo de compra e permanece ativo depois da compra ser realizada.
Na prática, ele insere a prática de manter a marca da empresa acompanhando o cliente em sua jornada de compra e de experimentação do produto.
Para a marca acompanhar o cliente em todas as etapas é importante que a empresa se comunique com o seu público de forma eficiente, principalmente, buscando entender o seu cliente.
Depois de identificar e visualizar o público certo, a empresa que implementa esse tipo de marketing saberá melhor a como abordar os seus clientes e quais canais de comunicação usará podendo investir em técnicos SEO (otimização para mecanismos de busca), planejamento de anúncios patrocinados, criação de conteúdos para blogs, geração de mídias sociais e envio de e-mail marketing.
O que é marketing 360 graus?
Refere-se a um conjunto de estratégias que buscam compreender o cliente de forma ampla e exige o direcionamento de investimentos que precisam ser adotados para os canais de comunicação eleitos pela empresa.
Essa modalidade de marketing lida diretamente com um conjunto de ações de marketing que precisam ser usadas de forma integrada para atingir o público certo.
A implementação desse tipo de marketing estratégico exige uma percepção sobre toda a jornada do cliente considerando a sua caminhada desde o desenvolvimento da venda e demais pontos de contato do cliente com a marca.
O principal objetivo é o de encaminhar a mensagem da marca e do produto para o público identificado, independente da localidade e região. Exige criar uma percepção que seja única para seus clientes.
As principais vantagens
Quando trabalhamos com a implementação do marketing 360 podemos gerar grandes vantagens e desenvolvimento de novas estratégias positivas para a empresa.
A seguir apresentamos as principais vantagens de implementar essa modalidade de marketing.
1 – Mais destaque
A empresa que insere essa modalidade de marketing, consequentemente, se destaca mais em seu mercado de atuação e, principalmente, entre os seus concorrentes.
Manter uma coerência em diferentes canais de comunicação também eleva a credibilidade da marca em seu mercado, mesmo que o segmento de atuação seja bastante competitivo.
2 – Fidelização de clientes
Ao se comunicar de modo integrado com o cliente a empresa passa a ter um posicionamento mais estruturado que permitirá gerar mais segurança para o seu cliente e conseguir entregar o que foi prometido.
3 – Reposicionamento da marca
Esse projeto de marketing proporciona positivo reposicionamento da marca a partir do qual a marca passa a ser mais valorizada com reforço da marca em todos os pontos de contato entre o cliente e a marca.
4 – Melhor visão de mercado
A implementação do marketing 360 ajuda a melhorar a compreensão de mercado através da melhor experiência do cliente.
Lembrando que permite ainda a geração de campanhas que estejam mais alinhadas conforme as necessidades do cliente potencial através de vários canais de comunicação.
5 – Amadurece o relacionamento
A empresa que ativa suas ações através do marketing 360 consegue melhorar o relacionamento com o cliente com o uso de vários canais de comunicação ativando o diálogo com mais qualidade com o seu consumidor de forma mais direta.
Como integrar a campanha?
Além de ser multicanal, a campanha precisa estar integrada desde o posicionamento da marca e do produto, considerando a adoção de planos de ação que enxerguem o ciclo de vida do cliente e usando esse ciclo de forma duradoura.
O primeiro passo é realizar um checklist para entender o estágio atual da empresa e quais objetivos podem ser inseridos para encaminhar a empresa em direção ao cliente certo.
Os objetivos podem abordar a presença da marca, aumento das vendas, melhoria na qualidade de atendimento e entre outras metas. Todas as ações precisam ser planejadas sempre pensando na jornada do cliente em determinado tipo de funil de vendas.
Esse esforço vai muito além de somente escolher canais de mídia e gerar ambientes para colocar a campanha no ar. É fundamental saber mapear os principais passos e pontos de contato entre a necessidade do cliente e a marca.
Outro fator a ser considerado é a segmentação, principalmente, nos ambientes digitais saber segmentar o público é fundamental para direcionar determinada mensagem, sabendo restringir o grupo do público como forma de economizar tempo e orçamento.
Todos os canais de comunicação precisam estar articulados, pois as peças de uma campanha devem manter a integração entre os canais de comunicação como forma de manter o reconhecimento da marca em relação ao cliente.
E quando o assunto chega nos resultados ou na força de geração de melhores resultados, é importante lembrar que a empresa não pode investir todos os seus esforços em um único tipo de canal de comunicação ou mídia.
Posteriormente, é indicado na conclusão de cada campanha e esforço de venda junto ao cliente poder monitorar todos os tipos de dados, podendo dessa forma acompanhar o desempenho da empresa.
Conclusão
Neste artigo apresentamos conceitos e aplicações práticas do marketing 360. Devemos ressaltar que o marketing digital oferece muitas vantagens como a análise de métricas e a proximidade com o cliente potencial.
Essa modalidade de marketing é muito utilizada por grandes marcas como a Coca-Cola e o banco de Boston. São marcas que buscam investir na geração de campanhas multicanal e proximidade com a caminhada de seu cliente.
Um dos principais objetivos é o de gerar interações que sejam de fato positivas e possam resultar em vendas e no reconhecimento do valor da marca e de seus produtos.
É indicado fazer todo o planejamento partindo de um checklist consciente e que observe riscos e oportunidades para o desenvolvimento do marketing da empresa.