Muitas pessoas ainda não conhecem o conceito de link dofollow e nofollow, mas estes são a base do link building, uma importante ferramenta para obter uma visualização maior em seu site.
Qualquer pessoa que deseje uma boa indexação em sites de busca, obrigatoriamente precisa compreender melhor como construir seus links para atingir o máximo possível de engajamento.
Logo, para conseguir vender uma impressora colorida profissional, você pode criar um conteúdo interessante que use um link dofollow, encaminhando o cliente para a área de vendas, que entra no conceito nofollow.
Isso é importante principalmente para lojas virtuais, uma vez que os e-commerces tem uma grande dependência desse tipo de site para conseguir ser encontrada pelos consumidores, que buscam os itens que precisam através de palavras-chave.
Afinal, o que é um link nofollow?
Em sua essência, um link realizado de maneira nofollow tem muito menos interesse para estas plataformas, visto que o próprio endereço indica para estes sites que eles não devem “seguir” o link.
Isso significa que eles vão lentamente reduzindo seu valor até não se tornarem mais relevantes para os motores de busca. Embora isso à primeira vista pareça ruim, os links nofollow tem uma grande importância para o SEO.
São através destes links que é possível identificar quantas pessoas de fato estão interagindo com sua página de mobiliario urbano em sao paulo, passando da tela inicial e de fato se engajando em conteúdos.
É muito comum que as landing pages que você utiliza sejam no follow, isso porque estas páginas costumam ser puxadas de anúncios e avisos em sua tela inicial.
Por isso, é interessante que o cliente tenha consumido sua página primeiro para só depois seguir ao conteúdo da landing page.
Conhecendo os links dofollow
Já os links dofollow são específicos para que as ferramentas de busca os encontrem.
A maior parte de seu conteúdo utilizará esse mecanismo, uma vez que os clientes podem encontrar material de qualidade através de pesquisas por palavras que estejam em seus textos.
Uma assistencia tecnica de informatica computador utilizará uma série de links dofollow para conseguir ser encontrada com mais facilidade.
Desse modo, o número de visitantes em seu site aumenta consideravelmente. Entretanto, é preciso ter em mente que muitas pessoas irão procurar um tema específico, e isso pode acabar, a longo prazo, aumentando sua taxa de rejeição.
Trabalhar os links dofollow e nofollow é um trabalho que pode parecer complicado à primeira vista, mas é relativamente simples depois de entender a mecânica de funcionamento destas opções.
Assim, você terá um site muito melhor qualificado, que atrai público e ao mesmo tempo permitirá um engajamento mais adequado, criando um material de qualidade para aproveitar seus recursos.
Que tipo de estratégia utilizar?
Embora possa parecer confuso no começo, você não precisa escolher um tipo específico de estratégia para utilizar em seu website. É possível utilizar ambas as opções da forma que julgar melhor.
Enquanto os links dofollow tem como função trazer resultados de modo muito mais perceptível, os links nofollow também são muito importantes para a análise de um site.
Portanto, é fundamental que você pense em maneiras de explorar todo o potencial de seu site de loja de pneus carros antigos, e isso acontece quando você sabe utilizar corretamente estes dois modelos.
Isso porque é importante que os links dofollow façam seu trabalho e aumentem o seu potencial de engajamento, sobretudo quando o SEO é bem trabalhado.
O SEO é um conjunto de regras que ajuda a posicionar melhor suas páginas pelas ferramentas de busca. Sigla para Search Engine Optimization, em português, pode ser traduzido como “otimização de motores de busca”.
Isso acontece porque quando um consumidor tem alguma necessidade, é comum que ele se volte a essas ferramentas de pesquisa para encontrar a solução.
Ele digita então uma série de palavras-chave relacionadas ao problema que está sendo apresentado, como a procura por entrega expressa de documentos.
Quando o cliente faz esse movimento, os algoritmos destas ferramentas começam a buscar em seus bancos de dados todos os sites que possuem relação com as palavras-chave digitadas. Eles então enumeram por uma série de fatores como:
- Autoridade do site;
- Qualidade do conteúdo;
- Quantidade de palavras-chave apresentadas;
- Número de acessos da página.
Além disso, existem diversos outros fatores que são levados em conta na hora de explorar esse tipo de ação. A lista é então apresentada ao consumidor, que normalmente encontra o que estava procurando logo entre os primeiros links.
Este é o principal motivo do porque os sites desejam constantemente estar no topo destas listas de busca. Os links dofollow são criados pensando e planejando o acesso desse tipo de material.
Enquanto isso, os links nofollow são realizados por conteúdos internos. Através deles você pode criar um ambiente muito mais propício ao fechamento de negócios, como oferecer um banner impressao com todas as informações relevantes para a compra.
Além disso, conteúdos exclusivos para pessoas que desejem se tornar leads podem ser nesse formato.
Um lead é uma pessoa que se interessou em seu conteúdo a ponto de inserir seus dados pessoais em troca de informações privilegiadas.
Estas informações podem vir na base de descontos, e-books ou outros conteúdos especiais, que acabam sendo uma boa fonte de engajamento e não são conseguidos de maneira direta, através de um link em ferramentas de busca.
Além disso, os próprios algoritmos têm uma série de restrições com relação a sites em que todos os links são dofollow. Ele compreende que as interações naturais são muito importantes para a autoridade e relevância de um site, e isso se reflete na busca.
Mesmo que os links nofollow não sejam identificados pelo Google, é fundamental ter em mente que eles podem ser utilizados como uma ferramenta de volume de tráfego, o que impacta diretamente os resultados de seu SEO.
Encontrando o equilíbrio entre os links
Durante um tempo, considerava-se que colocar todos os links de uma fábrica de armario de metal vestiario ou qualquer outro negócio como nofollow era a forma mais segura de garantir a autoridade de seu site.
Isso porque os links dofollow podem ser copiados em outros sites e isso prejudicaria seus resultados.
Entretanto, esse mito caiu por terra pouco depois de sua invenção, pois ambas as ferramentas trabalham muito bem juntas. É possível utilizar os links dofollow e nofollow em harmonia, criando um engajamento muito maior para seu site.
Os links dofollow podem se tornar grandes aliados na divulgação de seu trabalho. Isso porque a inserção destes links em ferramentas e sites alheios aumenta sua autoridade, enquanto alavanca seus acessos consideravelmente.
Clientes que chegam até seu site oriundos de outros locais terão curiosidade para conhecer mais de seu trabalho. Dessa maneira, você acaba conseguindo conquistar mais espaço no mercado e ainda aumenta suas chances de conversão em vendas.
Vale lembrar que a forma natural de um link é o dofollow. Você precisa programar uma publicação com a marcação nofollow para que ele não apareça nos motores de busca. Isso significa que essa decisão deve ser tomada conscientemente.
Portanto, é essencial pensar no impacto que sua publicação terá com o público, garantindo uma boa efetividade nesse modelo de publicação. Os links dofollow tem um grande potencial de aumentar seu engajamento consideravelmente.
Assim, vender uma etiqueta adesiva branca multiuso se torna um processo muito mais fácil.
Isso significa que todo o trabalho de marketing de conteúdo e engajamento através de técnicas de SEO acabará sendo vinculado a seus links dofollow, deixando o conteúdo exclusivo e de aproximação do cliente específico para o site de sua empresa.
Quanto mais o site explorar esses recursos, melhor será o trabalho de link building que você está propondo. Vale lembrar que as ferramentas de busca possuem algumas regras bem restritas com relação ao link building.
Por conta disso, fazer todos os pontos de acordo com as regras impostas pelas próprias plataformas é ideal para você conseguir aproveitar todo o potencial deste recurso com sua empresa.
O primeiro ponto é a qualidade de suas publicações. Nunca insira links aleatórios ou só para que eles apareçam mais. A ideia por trás dos motores de busca é apresentar um conteúdo de qualidade, que possa ser consumido de maneira natural.
Por isso, a maioria destas plataformas tem uma necessidade muito grande de apresentar o melhor conteúdo possível, pautando-se na experiência do cliente. Quando você utiliza links de maneira errada, acaba prejudicando esse resultado.
Logo, é fundamental que você saiba trabalhar seus links para conseguir usar o dofollow e o nofollow sem ter nenhum tipo de problema com as ferramentas que serão de fundamental importância para o seu trabalho.
Considerações finais
O mundo digital possui uma série de detalhes que precisam ser constantemente acompanhados para que seja possível criar um conteúdo de qualidade.
Por isso, pense sempre em explorar seus recursos de maneira inteligente, com todas as possibilidades possíveis.
Com seus links, a melhor maneira de fazer isso é compreendendo as diferenças entre os links dofollow e nofollow, sabendo o que levar em conta para aplicar cada um deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.