Afinal, ninguém merece dormir com fome ou ter pesadelos porque comeu muito, né?
Você é daquelas pessoas que assaltam a geladeira antes de dormir? E depois se arrependem por terem comido algo pesado e não conseguirem deitar na cama?
De noite, nosso corpo começa a se preparar para o descanso. Ter uma refeição rica em gorduras, açúcares e excesso de proteínas pode fazer com que os órgãos do sistema digestório tenham de trabalhar mais, dificultando o sono.
Neste caso, é melhor preferir dar aquela \”enganada\” no apetite. Suco natural, chá, torrada, sopa ou salada podem ser ótimas opções.
Outro ponto importante é organizar as refeições, para que não haja intervalos muito distantes entre elas. Comendo com certa regularidade, a chance de não optar por alimentos gordurosos é menor.
Sabe aquela sensação de ir ao supermercado com fome e querer comprar tudo o que vê pela frente? Escolher o que comer em casa tem um processo parecido.
Ficar com fome te faz optar pelos alimentos que darão uma sensação mais rápida de saciedade, aqueles que você liga mais fácil ao prazer e que, por coincidência, são mais rápidos, inclusive aqueles que pedimos por aplicativos.
Então para te ajudar a não sofrer antes de dormir e até a manter a forma, selecionamos algumas dicas de ouro, para que você tenha sempre à mão opções leves para comer à noite.
Saladas
Algumas pessoas dizem que as saladas não matam a fome, porém, como você prepara a sua?
Colocar em uma salada um caprichado mix de folhas, com tomate-cereja, queijo branco ou ricota e um molho de mostarda e mel não deixará espaço para a fome.
Você ainda pode testar tiras de frango grelhado, mix de folhas, cenoura ralada, azeite, limão e sal.
Um molho de iogurte com limão e ervas finas também combina com saladas em geral.
Cogumelos
Cogumelos são leves e ótimos para acompanhar outros alimentos ou serem o prato principal.
Um mix de shitake, paris, champignon e shimeji, refogados em um pouco de azeite com alho e embebidos em vinho branco são deliciosos. Uma pequena porção pode ser servida junto a torradas ou até mesmo na salada.
Eles dão uma incrível sensação de saciedade. Só tome cuidado para não exagerar na manteiga e no vinho!
Creme de tofu
Tofu batido no processador com limão, azeite e ervas finas forma um delicioso creme que pode ser servido com torradas. As proteínas são leves, portanto, a digestão é fácil.
Para os intolerantes à lactose não há preocupação, pois não vai leite animal, o que evita efeitos colaterais, como refluxo.
Outra opção é processar com azeitonas pretas ou verdes. O sabor acentuado da azeitona dá mais força ao tofu no paladar.
Sopas e caldos
Um costume comum é pegar tudo o que tem na geladeira e fazer uma sopa. Mas antes de dormir, o ideal é uma sopa mais leve, evitando alimentos como macarrão, feijão e também misturar outros alimentos.
Caldo de abóbora com gengibre, uma combinação refrescante e fácil de digerir. A abóbora deve ser cozida e depois processada com água quente, sem casca, até atingir uma textura cremosa. Depois, é só adicionar o gengibre em pó ou usar o gengibre em conserva.
Delicioso também é o caldo de lentilha. Apesar de ser um grão, ela é leve. Cozinhar a lentilha e depois processá-la junto a azeite, sal e ervas finas rende um delicioso caldo.
Chips de legumes
Essa é uma opção que fica ainda melhor se você tiver uma fritadeira ou forno elétrico.
Cenoura, batata-doce ou abobrinha (essa precisa ser cortada em rodelas bastante finas para não ficar muito úmida) são ótimas opções e os chips se mantêm crocantes por até 3 dias.
São deliciosos se acompanhados por patês e podem também integrar a salada.
Uma opção leve e que serve de snack, sem precisar apelar para os salgadinhos industrializados.
Uma dica importante é: prepare os alimentos com antecedência. Deixe legumes, verduras e frutas lavados e descascados, isso evitará que a preguiça de lavar impeça de comer bem.
Evite comprar alimentos pesados que facilmente possam ser acessados. Se não tem em casa, você não vai comer.