Sinceramente, não faço ideia quem foi o inventor do termo \”ísca digital\”, mas eu sei que ela tem o poder de mudar o rumo dos seus projetos da água para o vinho. Eu vou tentar explicar de forma clara o que é e para que serve uma ísca digital. Se restar dúvidas, é só comentar que eu te ajudo 😉
O QUE É ÍSCA DIGITAL?
Quando você vai pescar, seu objetivo é conseguir um peixe (ou muitos), logo, tem que usar uma ísca para pescar. No mundo do marketing digital é a mesma coisa, só que o seu obejtivo são clientes, compradores, leitores. Nesse caso, também muda-se a ísca utilizada, se modo que minhoca ou camarão não servem :p
O maior ativo de um projeto é, sem dúvidas, a sua lista de emails. Para capturar os emails é usado uma ísca digital, que pode ser divido basicamente em 4 tipos diferentes:
- Ebook – O ebook é um livro digital que você vai escrever sobre um tema que tenha relação com seu projeto e que os leitores poderão baixar se derem o email em troca.
- Curso em vídeo ou emails – Você também poderá oferecer um mini curso em emails para seus leitores, de modo que assim eles dão o email para receber o curso em troca.
- Sorteio – Você poderá também oferecer um sorteio por mês, por exemplo. Para as pessoas participarem elas se inscrevem na sua lista.
- Podcast – Outra ísca que pode dar em troca do email das pessoas é um podcast.
MAS, QUAL O OBJETIVO?
Cada projeto tem um objetivo diferente, uns querem leitores engajados, outros querem ficar muito conhecido na área de atuação, outros querem clientes para seus produtos e outros trabalham com infoprodutos dos outros ganhando comissões. Qual que seja o seu objetivo, ele é atingido quando formar uma lista boa o suficiente.
Mas por que diabos o leitor deve colocar o email dele na sua lista? Porque ele vai ganhar algo em troca. Quando você oferece algo de muito valor \”de graça\” (um email vale muito mais, acredite ;)), ele vai colocar o email dele no campo de inscrição com todo prazer 😀
COMO CRIAR UMA ÍSCA DIGITAL?
Olhe para seu projeto como um todo: quais são as maiores dúvidas dos seus leitores? Pense nisso, e no final, decida que tipo de produto poderá ajudar seu leitor. Eu gosto muito de trabalhar com ebooks, mas enviar um curso por email (1 ou 2 por semana, por exemplo) pode ser uma excelente alternativa. Ou ainda liberando um vídeo com uma aula sobre esse mesmo assunto também pode ser uma excelente alternativa 😉
Se restar dúvidas, já sabe!