Inbound marketing devo investir nessa estratégia para o meu consultório?

Empreender na área da saúde possui seus grandes desafios, e atrair paciente para o consultório, é um deles.

Sabemos que elaborar uma estratégia de marketing para o seu negócio, não é uma tarefa fácil, já que não possui conhecimento na área, e isso é perfeitamente normal, pois provavelmente tenha  passado os últimos anos se especializando em sua área de atuação.

No entanto, aderir uma boa estratégia de marketing, é crucial para o desenvolvimento e sucesso do seu consultório ou clínica.

Ao observar o comportamento de consumo dos seus paciente ou de outros públicos, perceberá que existe um ponto em comum entre eles, a internet.

Estamos em uma era, em que as pessoas estão imersas no universo digital, elas compram pela internet, solicitam transporte pela internet (aplicativos), compram comidas, conversam, estudam e até são atendidas por médicos por lá. 

E com a sua estratégia de marketing, não poderia ser diferente. Você já deve saber que, digitalizar o seu negócio não é mais uma escolha esporádica, e sim uma questão de sobrevivência.

E é nesse momento que surge o Inbound Marketing, uma estratégia com capacidade de atrair e até mesmo fidelizar seus pacientes.

Mas você sabe o que é e como funciona? Descubra agora.

 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, também conhecida por Marketing de Atração, é uma estratégia de Marketing Digital que pode ser dividida em 4 etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização. Porém, o maior foco dessa estratégia está na Conversão. 

Enquanto o marketing tradicional, trabalha com o grande número de atração, como as estratégias que utilizam TV, jornais, revistas e  outdoors, como canal. O marketing digital, busca realizar campanhas mais segmentadas e assertivas, além do baixo investimento.

Em outras palavras as estratégias de Marketing Digital é baseada na crença de que, não basta atrair um número elevado de pessoas, é preciso atrair as pessoas certas, que possuem um real interesse no seu negócio.

E essa mudança aconteceu e ainda vem acontecendo, conforme as empresas vão percebendo o comportamento de seus consumidores. Hoje, quando uma pessoa está com uma dúvida, qual é a primeira coisa que ela costuma fazer? Buscar uma resposta no Google, não é mesmo?

Por isso, uma estratégia digital é essencial para que você consiga se aproximar desse potencial paciente.

O Inbound Marketing utiliza o conteúdo como ferramenta de atração, ou seja, quando uma pessoa busca por “clareamento dental preço” ou “aparelho invisível preço”, a estratégia fará com o domínio do seu negócio fique em primeiro lugar nos buscadores, caso seja uma clínica odontológica, por exemplo.

E fará com que os seus conteúdos sejam uma espécie de motor, que levará esse potencial cliente a se tornar um paciente. 

A teoria não é complicada, mas fique tranquilo, porque a prática também não. Preparamos alguns passos para que você possa implementar essa estratégia em seu consultório.

 

Como implementar Inbound Marketing em meu consultório?

O Inbound Marketing é uma excelente estratégia para a atração de novos pacientes, mas além disso, ele é possui ações que podem maximizar o potencial de fidelização.

Veja alguns passos práticos para a aplicação.

 

Definição de persona

Para que uma estratégia seja assertiva, é preciso definir o objetivo da comunicação e com para quem será comunicado.

Como já foi dito anteriormente, não basta ter um alcance exagerado, é preciso alcançar as pessoas certas.

Basicamente, a persona é um “desenho” do seu cliente ideal, ela deve ser desenvolvida com base nas informações reais que seus pacientes possuem em comum.

Para a definição basta responder a estas perguntas, baseadas em seu cliente.

  • Nome:
  • Idade:
  • Estado civil:
  • Educação:
  • Hábitos:
  • Hobbies:
  • Comportamento de consumo:

Enxergar o seu cliente ideal é o primeiro passo para a criação da estratégia. Para facilitar, você pode até adicionar uma imagem, para deixar sua persona mais humanizada.

 

Jornada do paciente

Entender a jornada do potencial cliente até a conversão para paciente, é fundamental para que as estratégias estejam alinhadas a cada etapa.

Para esse processo, é utilizado o funil de vendas, em que o topo é a atração e o fundo é a conversão.

O objetivo do funil, é que cada estratégia faça com que esse potencial cliente passe para a próxima etapa do processo. 

O funil pode ser dividido em três camadas: o Topo, o meio e o fundo. Cada camada possui seu objetivo e estratégias, como podem ver a seguir.

 

Topo do Funil

Nessa etapa, é realizada a atração. Ela é caracterizada pelo alto volume de pessoas, porém baixa conversão. 

Nesse momento, o público ainda está na fase de entender a própria “dor” ou descobrir que possui um problema, ele ainda não sabe qual é a solução para aquilo.

No entanto,não faz sentido oferecer conteúdos com preços ou benefícios relacionados ao seu consultório.

Por exemplo, sua persona é uma mulher que está pesquisando sobre problemas relacionadas a parte ginecológica, não adianta fazer conteúdos que falem para ela agendar uma consulta com um especialista no seu consultório, sendo que ela não entende a necessidade disso.

Devem ser desenvolvidos conteúdos mais genéricos, mas que possuem o objetivo de educar o seu potencial paciente a querer agendar uma consulta com você.

Nesse exemplo, pode criar conteúdos que explique quais são as doenças ginecológicas mais comuns entre as mulheres, ou a importância de fazer uma consulta periódica com um ginecologista, por exemplo.

Após entender o problema, é preciso migrar esse potencial cliente para a próxima etapa, o Meio do Funil.

Para isso,  você pode sugerir que ela uma outra página que dê dicas de como solucionar o problema, por exemplo.

 

Meio do Funil

O meio do funil, é responsável pela nutrição desse potencial cliente. Isso significa que, o público já entendeu que existe um problema e que ele precisa solucioná-lo, mas ainda está na fase de consideração.

Ou seja, nessa fase o usuário, está considerando quais são as possibilidades existentes para solucionar um problema.

Nesse momento, o alcance é menor, porém já é possível converter nessa etapa.

Aqui você deve criar conteúdos que apresentem uma solução, mas que não fale apenas do seu consultório ou clínica.

Por exemplo, no caso de um clínica odontológica, ela pode criar conteúdos, como:

descubra como colocar uma prótese sobre implante dentário. Nesse conteúdo, é possível falar sobre a importância de consultar um especialista na área e fazer uma recomendação sutil sobre o seu negócio.

 

Fundo do Funil

O fundo do funil é o famoso xeque-mate. Nesta etapa, o público já está bem segmentado, ele já sabe qual é o problema e qual é a solução.

Essa camada é caracterizada pelo baixo volume, contudo alta taxa de conversão. Por isso, esse é o momento de mostrar o porque eles devem agendar uma consulta em seu consultório.

Após essa etapa, existe mais uma que está fora do funil, mas que é extremamente importa, a fidelização.

Além de uma boa atração, é preciso que foque em oferecer uma boa experiência para o seu paciente, para que saia satisfeito e possa indicá-lo para mais pessoas, e assim fazer com que o funil continue em funcionamento.

 

Aumente a autoridade do seu domínio 

Para que sua estratégia funcione, é preciso que seu domínio seja visto, e para que isso aconteça é preciso otimizar o seu site/blog com as técnicas de SEO.

SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o rankeamento do seu site, nos mecanismos de buscas, como o Google.

Entre as diversas técnicas, está o conteúdo, e o uso de palavras-chave.

 

Conteúdo

Como já mencionado, a estratégia de Inbound Marketing, utiliza o conteúdo como principal ferramenta.

Por isso, é fundamental saber desenvolver bons conteúdos, e isso não é apenas escrever bem, mas escrever sobre pautas que estão relacionadas e que sejam relevantes para o seu público.

Além disso, é crucial saber qual é o formato e onde colocá-las: blog, vídeos, podcast e ebooks.

 

Palavras-chave

O uso das palavras-chave é essencial para que os mecanismos entenda a relevância do site/blog para aquela área.

Por isso, para definir as palavras-chave, basta escolher os termos que são familiares para os seus pacientes.

Busque lembrar quais são as perguntas que eles mais costumam fazer em seu consultório ou em suas redes sociais.

Seguindo com o exemplo da clínica odontológica, suponha que ela tenha percebido que uma das perguntas mais frequentes seja “quanto custa um implante dentário?”, sendo assim  a palavra a ser otimizada poderá ser implante dentário.

 

Invista em Inbound Marketing

Neste conteúdo, você conferiu o que é e como funciona a estratégia Inbound Marketing.

Além disso, você viu passos práticos desde o planejamento até a execução da estratégia.

Portanto, você está preparado para dar os primeiros passos para a implementação do Inbound Marketing nas estratégias de seu consultório.

Lembre-se sempre, que o foco da sua estratégia sempre deve ser o seu paciente. Desde a atração até a consulta, o objetivo deve ser deixá-lo satisfeito.

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da empresa Vue Odonto.