Eu trabalho já há alguns meses como escritor freelancer, e neste período pude aprender muita coisa bacana, e tudo isso vai servindo como boas experiências, que fazem com que a qualidade do meu trabalho melhore ainda mais. Escrever para outros blogs é uma maneira bastante interessante de ganhar dinheiro com a internet, até porque você pula a parte da criação dos projetos e até mesmo do amadurecimento do mesmo, pois sabemos que um blog só começa a dar dinheiro depois de alguns meses. Então vou passar algumas das dicas principais para ser um escritor freelancer, mas não só isso, um escritor bem recomendado por clientes.
QUALIDADE DOS TEXTOS
O primeiro ponto é escrever artigos de grande qualidade, artigos onde não existam erros de português (errar é humano, mas não exagere!). Um texto com as informações que o contratante deseja, que realmente ensine algo ao leitor do blog. Um texto de grande qualidade vai fazer com que o contratante fique feliz em tê-lo contratado e ele sente que seu dinheiro foi investido da maneira certa. A pior coisa é fazer com que o contratante pense que perdeu dinheiro.
PRAZOS DE ENTREGA
Outro ponto crucial ao se tornar freelance web designer. Entregar os textos dentro dos prazos estipulados é extremamente importante, isso porque você ganha credibilidade. Se possível entregue antes da data. Geralmente meus contratantes me dão uma semana, mas em 3 ou 4 dias eu procuro entregar os textos e tenho certeza que isso aumenta ainda mais minha credibilidade. Se você realmente pretende trabalhar nesta área, então terá que ser organizar para não falhar neste ponto.
TENHA UM AMBIENTE DE TRABALHO
Ter um home office, um escritório, um local de trabalho onde você pode se dedicar 100% ao trabalho como freelancer é muito importante. Ser produtivo é uma questão de organização, sendo assim, quanto mais você escrever em menos tempo, melhor. Se você não tem um home office (pode ser seu quarto, ou qualquer outro ambiente), provavelmente sua produtividade será reduzida.
FAÇA CONTATOS
Para você trabalhar como escritor freelancer, você obviamente vai precisar de clientes, e para ter clientes, você vai precisar de contatos. Quanto mais contatos você tiver, maiores as chances de encontrar trabalho. Eu por exemplo, sou blogueiro, tenho muitos contatos dentro dessa área, sendo assim as chances de algum deles precisar de um redator e me contratar é muito grande. Assim como aconteceu aqui no blog com o Paulo. Network é um passo muito importante para encontrar clientes.
CONTINUA…
No próximo artigo vou dar continuidade passando mais dicas para quem deseja ser escritor freelancer. Para receber por email quando o próximo for publicado, subscreva a nossa newsletter aqui logo abaixo colocando seu endereço de email e aguarde.
ATUALIZADO: Dicas para ser um escritor freelancer – Parte 2
JÁ TRABALHOU COMO ESCRITOR FREELANCER?