Os 10 erros de um blogueiro iniciante

\"\"

Todo blogueiro iniciante tende a passar por alguns erros comuns, é normal já que estão entrando em um novo mundo, um novo projeto. Com tudo, é necessário corrigir esses erros rapidamente, quanto antes melhor, assim menos tempo é gasto para seu blog ser reconhecido.
O objetivo em citar 10 erros cometidos por blogueiros iniciantes é de apenas mostrar os erros para que todos busquem a correção e possam se tornar blogueiros de qualidade. Não estou aqui para criticar e sim ajudar.

Leia também:

Achar que vai ganhar dinheiro fácil

Erro comum! Criou um blog e tem como foco principal ganhar dinheiro? Desiste, vai procurar outra coisa pra fazer.
Blogar é gostar de escrever, gostar de pesquisar, gostar de compartilhar um tema com outras pessoas, é publicar para um publico de dez mil pessoas e ter o mesmo prazer escrevendo para dez. Então, tenha como meta ter muitos seguidores no Twitter, receber muitos comentários nas postagens, ler emails de agradecimento e não pensar no dinheiro. Dinheiro é conseguencia do seu trabalho. Se você faz um trabalho bem feito, o dinheiro vem sem você correr atrás.

Não ter um domínio acessível

Digo sempre que ter um domínio próprio é necessidade e não luxo. Você vai adquirir uma marca, algo que só você pode usar. Além disso, você poderá usar onde quiser e como quiser. Isso vale também para blogueiros que não quem ser profissionais.

Como se não bastasse, é comum blogueiros criarem nomes complicados ou longos, dificultando a memorização e facilitando os erros quando se é digitado o domínio do blog.
Exemplo: www.meubloguequeajudablogs.blogspot.com.br. Tenho certeza que isso não terá sucesso.

Leia mais:

Não ter um layout bonito e organizado

A estrutura do seu blog é responsável por grande parte do sucesso. Investir em um layout bonito, leve e organizado é indispensável.
De que adianta ter um conteúdo de qualidade e não aproveitar bem o espaço disponível? Dar destaque ao conteúdo é essencial.
Um layout de primeira faz muita diferença, leia mais:

Usar cores que cansam a leitura

Ler um texto com a fonte branca sobre um fundo vermelho ou preto é terrível! Extremamente cansativo para as vistas, faço questão de não ler.
Não adianta, a melhor opção é fonte cor preto ou cinza escuro, com fundo branco ou cinza claro. O que foge disso é cansativo. Você pode até colocar outras cores em outros textos do blog, mas onde vão as postagens, onde se tem o conteúdo principal é assim, preto no branco literalmente.
Talvez pareça bobeira, mas não é! Leia mais sobre teoria das cores.

Não postar de forma regular

A maior diferença entre blogs e sites está nesse aspecto. Um blog foi feito para ser atualizado frequentemente. Blogs que não recebem novas postagens regularmente não ganham leitores.
É fácil perder leitores, basta não atualiza o blog, pois sem atualizações não há porque seguir um blog. Concorda?
Da mesma forma que sem postagens você perde leitores, com muitas postagens sem qualidade também, crie sempre textos com qualidade. Essa também é a melhor forma de conquistar leitores.

Copiar conteúdo

É um erro comum atualmente, poucos sabem que plagio é crime e que isso não vai trazer beneficio algum para o blog. Como tenho certeza disso? Nunca vi um blog cheio de plágios fazendo sucesso.
E não venha com essa de \”se copiar pelo menos cite a fonte\”. Isso não existe, plágio é plágio, você estará prejudicando não só assim mesmo, mas principalmente o autor do material.
E ainda tem mais! O Google está de olho nos blogs que copiam conteúdo, cedo ou tarde o plagiador será punido (prejudicado).
Seja criativo! Usar textos como fonte é uma coisa, copiar é algo bem diferente.

Comentar em vários blogs pedindo parceria

Isso demonstra falta de profissionalismo. Mostra que você ainda está aprendendo a trabalhar com blogs e realmente não está preparado para nenhuma parceria.
Não há necessidade em pedir links. Quando seu blog é bom, isso vem naturalmente. Grandes portais, empresas e blogueiros vão te procurar naturalmente, é tudo questão de tempo.
Até concordo em procurar alguns parceiros, todavia não se preocupe com isso, tenha seu conteúdo como foco.

Desistir em pouco tempo

Ganhar respeito, admiração, dinheiro e visitas em um blog não é do dia pra noite. É um longo processo, longo mesmo! Desistir antes de dois anos é errado, antes de um ano então é brincadeira. Se você acha que vai ser tudo fácil depois de dois, três meses de blog, você está muito, muito enganado.
Todo e qualquer projeto exige dedicação e persistência. Tenha isso em mente e não desista.

Forçar amizade com outros blogueiros

Amizade na blogosfera é que nem na vida real: o processo é natural e a partir do momento que você fica no pé da pessoa querendo conversar e agradar o tempo todo, você é chato! Tudo tem seu tempo.
Já fiz muitos amigos na internet. Alguns são bem conhecidos, alguns nem tanto, mas tenho amigos e não parceiros.

Escrever de qualquer jeito

Escrever textos com qualidade exige planejamento, conhecimento e pesquisa. Sentar na cadeira e querer escrever um texto em 10 min porque você precisa postar, não funciona, é melhor deixar o blog desatualizado do que postar qualquer coisa.
Outro ponto que devemos analisar são os erros de português. Ninguém é perfeito, eu, por exemplo, cometo sempre alguns erros, todavia busco corrigir tudo, pesquiso quando tenho dúvidas e por último passo minhas postagens sempre no editor de texto Word, pois ele mostra alguns erros que as vezes passam despercebidos.

Esses são os tópicos que analisei que geralmente são erros cometidos por blogueiros iniciantes. Com certeza existem mais erros, no entanto citei aqui os principais. Espero que essa postagem possa ajudar você que está começando.

Boa sorte.