Ao falarmos de atendimento aos clientes, é fato que o ideal é realizar da maneira mais assertiva possível. O foco de qualquer negócio é crescer, e a filosofia customer success vai muito além de apenas uma definição de um setor específico.
De um modo geral, Customer Success (CS) é uma filosofia que deve integrar a organização, com o objetivo de alcançar os melhores resultados e cumprir todos os objetivos, mantendo sempre esse foco.
Uma forma de exemplificar isso é pensar em uma empresa do ramo B2B. Imagine que sua empresa seja do ramo industrial e faça manutenções, como a verificação do filtro de ar industrial ou manutenção aquecedor a gás.
Seguindo a ideologia do CS, o seu objetivo vai além de apenas oferecer seu serviço esperando que o seu cliente o contrate. Significa também oferecer uma solução para o cliente que pretende utilizar o seu serviço.
Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre CS, destacando seus objetivos principais e formas de interação com os clientes. Confira!
Entenda o objetivo do CS
A partir da captação, os potenciais clientes são considerados leads (potenciais clientes qualificados). O foco do CS é fazer com que ele fique satisfeito com o atendimento ao ponto de ser algo agradável que ajude no negócio do cliente.
O que sustenta essa filosofia é o pensamento de fazer o máximo para que o cliente alcance o sucesso, e não apenas seja um consumidor. Tudo o que puder ser feito, será, e a empresa irá oferecer todo o suporte necessário ao seu cliente.
Mais que apenas despertar o interesse e atrair o cliente para a venda, o Customer Success prioriza a boa relação e se importa com o cliente. Por isso, seu maior diferencial é a forma como cuida dos processos do cliente quando trabalham juntos.
Como a tecnologia pode contribuir com o trabalho do CS
Entendendo o objetivo dessa área especializada na solução do cliente, podemos falar das ferramentas de marketing. Se usadas adequadamente são capazes de melhorar esse serviço de maneira eficiente.
As ferramentas de automação podem ser descritas como a utilização de softwares e tecnologias para aumentar os resultados da empresa. Com essas ferramentas de é possível acompanhar o público e agir de forma personalizada com ele.
Podemos ver a relação dessa ferramenta com o CS, não é mesmo? Se por um lado o CS é responsável por atender o cliente da melhor forma, uma ferramenta de automação de marketing pode ser considerada o auxílio do profissional nessa tarefa.
Ao utilizar a ferramenta o CS consegue um feedback de como o trabalho fornecido para a empresa está trazendo resultados, e ao entrar em contato com o cliente, é possível conversar sobre soluções.
Com isso, o cliente nota uma certa preocupação da empresa, uma vez que o objetivo principal dessa filosofia é confirmar a satisfação e progresso dos seus clientes paralelo aos seus serviços que você oferece.
Aplique a tecnologia e melhore o CS do seu negócio
Como vimos ao longo deste conteúdo, o objetivo do Customer Success é garantir o sucesso do cliente. As ferramentas de automação de marketing podem servir de grande auxílio para a realização dessa tarefa!
Por meio delas é possível conseguir informações do progresso dos seus clientes e realizar um atendimento mais segmentado para eles.
Isso permite ao profissional acompanhar o progresso e nível de satisfação dos seus clientes de maneira prática, pois o CS se trata de realmente se importar com o seu cliente.
Mas agora que chegamos aqui, o que achou? Seguindo essa dica, é possível melhorar o seu atendimento ao cliente, tornando o sucesso dele, o seu.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.