O Wix é uma ferramenta online que facilita bastante a vida de quem quer criar um site ou blog, mas não tem muito conhecimento técnico. Até aqueles que tem facilidade na área, utilizam dessa ferramenta, pela grande praticidade que ela oferece. Em poucos passos, você pode fazer um ótimo site, com grande disponibilidade de layouts agradáveis e ferramentas bastante úteis.
Pensando nisso, tomei como desafio conhecer o Wix e criar um blog grátis nele. Então depois de alguns minutos, aqui está o resultado publicado: http://paulocodigosblog.wix.com/pauloestevao
Claro, é possível melhorar muito a página, mas a minha ideia é mostrar o quanto é simples criar um blog em poucos minutos utilizando o sistema, poucos minutos mesmo! Então criei um pequeno tutorial de como criar um blog com o Wix, veja:
Criando o blog
1 – Vamos do início, acesse a página da Wix, clique em “Comece Agora” e faça seu registro.
2 – Após registrar é hora de fazer login e começar!
3 – Agora você está no painel de controle da Wix. Clique em “Comece a criar um Website”.
4 – Após escolher a opção de começar um site, você deve escolher o layout. Há uma lista de layouts prontos e divididos em categorias. Todos em HTML5 e CSS3. E o melhor de tudo é que são layouts com versão para computadores e smartphones, totalmente personalizáveis.
Personalizando o layout
Os layouts que o Wix oferece são personalizáveis! É simplesmente fantástico poder alterar TUDO, deixar da forma que quisermos sem necessidade em alterar nenhuma linha de código. Todas as alterações são feitas pelo painel, basta clique em “Editar” no template escolhido e começar.
Ao clicar em editar pela primeira vez, um vídeo será apresentado explicando como utilizar as ferramentas. Veja você mesmo:
Vou mostrar um pouco das possibilidades que temos:
1) Pages
É onde criamos as páginas que queremos e também selecionamos qual delas vamos editar no momento.
Eu por exemplo editei a página inicial, a página das postagens, criei e editei uma página sobre.
2) Design
Nessa aba é possível alterar o fundo, as cores e as fontes do layout. Muito simples!
3) Add
Na aba “Add” são os elementos que você pode adicionar na página. Textos, imagens, galeria, redes sociais, marcadores, formulário de contato, etc.
Você vai utilizar muito essa aba para criar sua sidebar e outras páginas como sobre e contato.
4) Wix App Market
É uma das opções mais interessantes. Uma lista de ferramentas gratuitas e outras pagas interessantes para seu site/blog, são como os plugins do WordPress.
5) Settings
Nessa opção teremos as configurações gerais da página. Aqui definimos o link, configuramos algumas opções de SEO e outros detalhes.
Faça bom proveito da ferramenta e abuse da criatividade.
Salvando e publicando
Depois de editar todo o layout e preparar seu blog, é hora de colocar no ar! Para isso acontecer, basta ir em “Save” e depois em “Publish” no menu superior.
-> Save: Será salvo todas as alterações realizadas no blog;
-> Publish: As alterações vão para o ar.
Escrevendo um novo artigo
Na mesma página de edição do layout é possível escrever, alterar ou apagar postagens. No entanto você não vai precisar alterar nada no layout, é só escrever e a página é atualizada.
Para gerenciar os artigos, clique no campo onde as postagens são exibidas, depois clique em “Add & Edit Blog Posts”.
Um campo de gerenciamento das postagens será aberto, basta clicar em “+Add” para escrever um novo artigo.
Agora é só escrever a postagem e salvar.
Atenção: Toda e qualquer edição no layout ou nas postagens é necessário que você salve e publique o site novamente. Como feito no item “Salvando e publicando”.
Mais opções
O plano gratuito do Wix apresenta algumas limitações, no entanto é possível ir mais além utilizando a ferramenta. Para isso há Planos Premium onde é possível inserir domínio personalizado, carrinho de compra, mais espaço de armazenamento, retirar os anúncios da Wix e outras opções.
Recomendo que conheça os planos, as vantagens, desvantagens e teste muito todas as opções disponíveis. Vale muito a pena conhecer! Talvez não seja útil para seu blog principal no momento, mas talvez um cartão de visitas, uma página de captura de e-mails, uma galeria de fotos ou um simples site para um projeto pessoal.
Conhecendo a plataforma pude notar que é sim possível criar desde uma página simples até uma mais complexa, depende mais da criatividade de quem usa.