Como proteger seu blog dos plagiadores

\"\"

O Plágio é um dos grandes vilões da blogosfera. Como existem vários blogs de categorias iguais é normal (infelizmente) o ato de copiar artigos de terceiros sem prévio aviso e sem creditar. Tal ato causa arrepios para os geradores de conteúdos originais.

Além de ser algo antiético, o plágio é considerado crime de violação de direito autoral no Brasil. Apesar de que nem sempre a lei é cumprida.

Infelizmente os plagiadores sempre existiram e vão continuar existindo não só na blogosfera, mas em todo lugar que envolva algo que tenha notoriedade e singularidade.

Nesta postagem não quero levantar apenas a questão das atitudes dos plagiadores, mas levantar principalmente as atitudes dos plagiados. Todavia, vale ressaltar a mal-efeitos que ser plagiado causam na internet.

Motivos que fazem o plágio ser tão ruim na blogosfera

  • Indexação e rankings nos motores de busca
  • Gerar dúvidas e falta de credibilidade entre os leitores
  • Ser penalizado por conteúdo duplicado
  • Desrespeito para com o criador do conteúdo

Mas depois de tantos anos convivendo com essa realidade eu encontrei não só o lado ruim disso tudo, mas encontrei ferramentas que ajudam a me proteger dos plagiadores e a descobrir quando foi plagiado. Espero que ajude vocês também.

Copyscape

O Copyscape é um site de combate ao plágio com versão gratuita e paga. Com ele é possível fazer uma busca na web filtrando os conteúdos iguais aos do url que serão inseridos na barra de pesquisa.

\"\"

Os serviços gratuitos tem suas limitações e para ter maior extensão de páginas por pesquisa (10.000 páginas), para ser avisado por e-mail quando copiarem seu conteúdo, para ter monitoramento diário e várias outras opções o Copyscape disponibiliza seu serviços pagos.

DMCA

O DMCA é outro site que ajuda os blogueiros a se protegerem contra o plágio; Ele possui 2 scans gratuitos e sua filtragem gera mais resultados do que o Copyscape (na versão gratuita).  Como tudo que é gratuito na internet, ele também oferece ferramentas pagas que obviamente são melhores que as gratuitas.

\"\"

Plagium

A função base do Plagium é um pouco diferente das demais. Ao invés de colocar a url do site ou postagem, coloca-se um trecho do texto da postagem. Particularmente acredito que se for usar esta função o melhor pode ser o Google mesmo. Porém, há a opção de adicionar a url para fazer a checagem de plágio. Para isto é necessário criar uma contra (gratuita) no site.

\"\"

Bloquear uso do botão direito

Você já deve ter acessado sites que utilizam um código de javascript para bloquear o botão direito do mouse e/ou seleção de texto para não haver cópias de postagens. Eu não recomendo isso, pois alguns blogueiros poderiam usar apenas alguns trechos do seu conteúdo para incrementar seus artigos e isto não é ilegal quando se dá os devidos créditos.

Estas são algumas das ferramentas que poderão te ajudar a achar os plagiadores e com os selos que os sites disponibilizam, poderás até intimidar estes atos no seu blog ou site.

O que fazer quando achar o plagiador?

Primeira Ação – Entre em contato com o editor do blog por e-mail, formulários de contato, comentários ou até redes sociais e imponha a retirada do conteúdo. Caso gostar do blog e dependendo da conversa você se convencer que a intenção do \”copiador\” não foi tão má. Peça para creditar o artigo com nome e link do seu blog ou com seu nome.

Segunda Ação – Se o contato direto não resolver entre em contato com a plataforma que o hospeda o blog avisando sobre o plágio. Se for em host gratuitos como Blogger ou WordPress.com melhor ainda.

Em ambos é necessário preencher corretamente seus respectivos formulários e esperar uma réplica dos órgãos.

Terceira Ação: Caso nenhuma das ações anteriores resolva seu problema entre em contato com um advogado e se necessário mova uma ação contra o plagiador. Se o seu artigo foi usado para fins comerciais não pense duas vezes, pois a lei 9.610 estará do seu lado.

CONCLUSÃO

Não há como fugir do plágio, principalmente se o seu conteúdo for bom. Porém, há formas de se proteger e formas de denunciar como foi mostrado neste artigo. O importante é se defender e usar as ferramentas certas para isso.