Você sabe como planejar conteúdo para blog gastronômico? Se você tem a intenção de produzir qualquer tipo de material para a Internet, precisa dominar a área de planejamento.
Afinal, um bom planejamento é metade do segredo do sucesso dos principais blogs de qualquer assunto do mundo inteiro.
Mas como planejar conteúdo para blog gastronômico de modo a conseguir um bom fluxo de tráfego orgânico, bons links e engajamento nas redes sociais? É o que vamos ver a seguir. Portanto, continue lendo!
Defina quem é a sua persona e sua relação com ela
O primeiro passo para entender como planejar conteúdo para blog gastronômico é entender quem será a sua persona, ou seja, o seu leitor. Ao definir isso, você poderá responder duas perguntas essenciais de qualquer planejamento de marketing:
- de onde vem o seu público?;
- para onde ele vai?
É importante ter em mente que a origem e o destino do seu leitor dependerá do mercado e do que você pretende fazer. Por exemplo, imagine dois restaurantes que vendem o mesmo tipo de produto. Vamos supor que pizzas.
Essas duas pizzarias vão montar um blog gastronômico. No entanto, cada uma tem um objetivo diferente. A Pizzaria A quer vender mais pizzas, aumentar seu número de pedidos por delivery e lucrar mais.
Já a Pizzaria B tem por objetivo aumentar seu segundo produto, que é o aluguel do espaço onde atuam para festas de casamento, aniversário e outras confraternizações.
Como os objetivos são diferentes, as personas serão distintas também, vindo de lugares diferentes e sendo direcionadas para outros pontos.
Por exemplo, a Pizzaria A poderá trabalhar com um público de jovens, majoritariamente masculinos e que se reúnem para assistir eventos esportivos comendo pizza.
Nesse caso, o tipo de conteúdo será um, a linguagem será de uma maneira, o próprio conteúdo será propagado em canais alternativos.
Já a Pizzaria B pode focar, por exemplo, em um público que trabalha no RH de empresas de médio porte e que precisam de um local adequado para a confraternização de fim de ano.
A linguagem deve ser mais profissional, o conteúdo terá foco diferente e essa pessoa será direcionada para outro lugar.
No fundo, as empresas são “iguais”, mas o objetivo e a persona definem planejamentos completamente diferentes.
Saiba como planejar conteúdo para blog gastronômico pelas palavras-chave
Depois que você entendeu quem será o público do seu blog gastronômico, onde você irá achá-lo e para onde irá direcioná-lo, é hora de começar a pensar em palavras-chave.
Nesse momento, o ideal é começar a análise pela sua persona. Quem é ela? Onde ela está? Quais são as dores que ela tem?
Vejamos dois exemplos para entender como fazer. Pensemos na Pizzaria B do exemplo anterior.
Sua principal persona é a Sheila, 35 anos, responsável por organizar os eventos de confraternização da empresa em que trabalha, que conta com 35 funcionários.
O que a Sheila quer é um lugar adequado para as festas da empresa, que dê um ar despojado para o negócio, mas ainda assim impressione os seus chefes.
Isso significa que ela pesquisará por termos como “lugares para eventos”, “espaço para eventos corporativos” e “confraternização da empresa”.
Com base nisso, podemos iniciar um planejamento de assuntos de início, meio e fundo de funil com base nessas palavras-chave. Por exemplo:
- “x ideias de temas para a confraternização da empresa”;
- “O que avaliar em um espaço para eventos corporativos?”;
- “Quais os melhores lugares para eventos em São Paulo?”.
Entenda o posicionamento de cada artigo no seu funil de vendas
Depois que você já montou uma lista com as melhores palavras-chave e entende como produzir conteúdo para a sua persona, é hora de começar a decidir para onde você enviará o leitor.
Repare no item anterior como cada um dos temas que sugerirmos tem a ver com um momento da jornada de compra da persona.
No primeiro, damos ideias de temas para uma confraternização de empresa. É um assunto de interesse da persona e direcionaremos-na a entender que é possível fazer o evento em uma pizzaria.
Em seguida, a persona já está na fase de consideração, avaliando opções. Por isso, ajudamos com um conteúdo que indique o que é o mais importante para um evento do tipo.
Por fim, quando ela já se decidiu que quer comprar, fazemos uma lista com os melhores lugares para o evento.
Na hora de pensar como planejar conteúdo para blog gastronômico, o pensamento deve ser o mesmo e sempre direcionar o leitor para o próximo passo da sua estrutura.
Seguindo essas dicas, ficará fácil entender como planejar conteúdo para blog gastronômico. O que demos aqui é a estrutura básica que permitirá que o seu conteúdo seja bem-sucedido.
Os próximos passos, claro, é produzir um material de qualidade, com linguagem adequada e avaliar os resultados, otimizando cada conteúdo depois de ver o que funciona e o que não funciona.
E aí, aprendeu como planejar conteúdo para blog gastronômico? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!