No marketing digital, existem diversas estratégias para ajudar empresas em seus respectivos negócios, sendo o SEO uma delas!
Porém, você sabe o que é SEO? Já ouviu falar sobre este termo?
Caso saiba o básico ou esta seja a primeira vez que tenha visto algo sobre o assunto, fique tranquilo (a), pois falaremos tudo de mais importante sobre ele e como ele pode ajudar a sua empresa na internet!
Por isso, continue acompanhando a leitura com atenção para saber mais sobre o SEO – Search Engine Optimization.
O que é SEO e como ele pode ajudar a sua empresa
O SEO, basicamente, trata-se de uma estratégia de marketing digital em que são realizados estudos, análises e, principalmente, otimizações em seu site e/ou blog, para que ele fique bem posicionado de maneira orgânica em mecanismos de busca, como o Google.
E por que ficar bem posicionado, isto é, nas primeiras posições do Google é tão importante? Porque grande parte dos usuários na internet não acessa as páginas 2, 3, 4 em diante do buscador – diversas pesquisas já mostraram isso.
Ou seja, se o site ou blog da sua empresa não estiver na primeira página, as chances das pessoas e potenciais clientes acessarem ele são bem pequenas!
Portanto, se você quer mais clientes e quer fechar mais negócios na internet, é fundamental que você invista em SEO, em tráfego orgânico, isto é, não pago.
Isso porque, ao fazer esse investimento (pensando a médio e longo prazo, já que o trabalho de SEO leva alguns meses), você estará otimizando o seu site ou blog, estará destacando-o no Google e usufruindo de diversos benefícios como:
Visibilidade, tráfego orgânico e oportunidades de negócios
Ao ter um site ou blog otimizado com técnicas de SEO, você terá mais visibilidade e tráfego orgânico, afinal, ele estará posicionado nas primeiras posições do Google quando alguém fizer uma pesquisa relacionada ao que você vende (produto/serviço).
Consequentemente, mais pessoas e potenciais clientes clicarão em seu site ou blog, aumentando assim o tráfego orgânico dele, a visibilidade e as oportunidades de negócios!
Isso porque, muitos usuários na internet “pulam” aqueles resultados que vêm acompanhados da palavra “anúncio”, ou seja, essas pessoas preferem os resultados orgânicos, naturais, que estão ali por mérito e sem precisar pagar.
E tal situação é importante, pois gera mais credibilidade. Geralmente, sites ou blogs que estão bem posicionados no Google não estão ali “por acaso” e também não são qualquer um.
O Google preza muito pela qualidade nos principais resultados que oferece aos usuários.
Portanto, se o seu site ou blog estiver aparecendo lá, com certeza passará uma boa impressão e terá mais chances de atrair clientes e de fechar negócios.
Por exemplo, hoje, quando algum potencial cliente digita no Google palavras relacionadas ao seu serviço ou produto, o seu site ou blog aparece? O usuário consegue te achar? Se a resposta for não, está mais que na hora de você investir em SEO.
Concorrência
Se você tem um site e um blog otimizados com técnicas de SEO e os seus concorrentes não, pode ter certeza que a sua empresa estará à frente deles no Google.
Ou seja, quando potenciais clientes forem procurar pelo o que vocês vendem, as chances do seu site e blog aparecem primeiro são bem maiores! E como já falamos no começo deste artigo, quanto melhor a posição da sua empresa no Google, mais chances tem de atrair clientes e fechar negócios.
E mesmo que os seus concorrentes invistam em SEO também (mudando um pouco o cenário), a sua empresa pode se destacar do mesmo jeito e, inclusive, avaliar o que eles estão fazendo que está gerando resultados.
Dessa forma, você poderá fazer ajustes, melhorias e otimizações em seu site/blog, de modo a estar sempre bem ranqueado no Google e à frente de seus concorrentes.
YouTube
Quando se fala em SEO, normalmente as pessoas o associam ao Google, às otimizações para os mecanismos de busca.
No entanto, o SEO pode (e deve) ser aplicado no YouTube também!
É claro que nem todas as otimizações e técnicas aplicadas são as mesmas, mas o conceito, a ideia, é a mesma!
E por que isso é importante? Porque inúmeras pessoas acessam o YouTube diariamente, inclusive, seus clientes. Muitos preferem assistir a vídeos do que ficar lendo artigos e textos em blogs e sites.
Portanto, utilizar o YouTube como uma de suas estratégias e investir nas técnicas de SEO é um ótimo caminho para atrair mais pessoas e conseguir mais clientes!
Você não precisa ficar “preso” ao seu site ou ao seu blog. Expanda seus negócios em outros canais, invista em diferentes estratégias e, assim, você estará aumentando o alcance e potencial da sua marca.
Hoje, graças ao marketing digital, a sua empresa tem à disposição diversas maneiras para crescer. Por isso, saiba aproveitá-las.
O trabalho de SEO
Para alcançar os resultados que falamos ao longo deste artigo, é claro que o trabalho de SEO precisa ser muito bem feito. E isso inclui diversos tipos de otimização, desde produção de conteúdos relevantes e escolha de palavras-chave até partes mais técnicas.
Por isso, se você está conhecendo este mundo agora, considere o investimento em uma consultoria SEO. Assim, você terá profissionais qualificados para trabalharem no SEO do seu site ou blog e, com isso, terá mais tempo para fazer outras coisas relacionadas ao seu negócio!