O marketing de personalização em massa é uma estratégia muito importante porque as pessoas estão constantemente em busca de serem únicas e por isso querem ser tratadas da mesma forma.
Personalização em massa é um termo que se refere à capacidade da empresa em produzir em massa soluções de maneira eficiente, mas que sejam capazes de atender aos desejos e necessidades individuais de cada comprador.
Mas assim como é importante produzir soluções dessa forma, o marketing tem que seguir o mesmo caminho, e esse conceito se popularizou por conta do esforço dos indivíduos para serem únicos.
Uma forma de realizar a personalização em massa é trabalhar uma abordagem única, ao mesmo tempo em que oferece para os indivíduos recursos para que possam escolher de que maneira vão receber essas propostas.
Na confecção de produtos e serviços, é quando a companhia disponibiliza o pacote compatível com as necessidades de seu público-alvo, mas que possa ser moldado individualmente, considerando os interesses de cada comprador.
Para compreender melhor a ideia, este artigo vai explicar o que é marketing de personalização, os benefícios da personalização em massa, como é possível coletar e usar dados para personalizar como implementar a estratégia.
O que é marketing de personalização em massa
As organizações precisam compreender o conceito de personalização em massa e seu funcionamento porque durante décadas, o marketing foi trabalhado com base no funil, indo de cima para baixo e as táticas variavam por conta de vários aspectos.
Exemplo, era necessário considerar a relação entre o consumidor e a empresa ou seu produto, começando pelo conhecimento da marca, depois trabalhando seu interesse, a consideração, a intenção de compra e a avaliação.
Um fabricante de papel para bandeja fast food fazia investimentos em mídia, considerando os canais mais apropriados para cada camada.
Usando a TV como exemplo, consegue gerar conhecimento, enquanto a mala direta incentiva a avaliação e o site é apropriado para a jornada de compra.
Seguindo esse método, quanto mais para cima do funil está o potencial cliente, maior será seu contato com estratégias de massa e menor será a personalização.
A marca pode fazer uma propaganda em um jornal para apresentar seu produto para milhões de pessoas de uma vez, usando a mesma mensagem para todas essas pessoas.
Quem desce para a segunda etapa do funil de vendas terá contato com outro tipo de estratégia, como no caso da mala direta que pode ser personalizada e que vai apresentar uma oferta diferente para um público diferente.
Agora, as pessoas que chegam ao site institucional, terão acesso a campanhas individuais que trazem uma experiência diferente para cada usuário.
A maneira como um fabricante de capa para violão folk acolchoada faz marketing mudou por conta de 3 fatores que provocaram uma verdadeira revolução no marketing, permitindo unir personalização e estratégias de massa ao mesmo tempo.
O primeiro e mais notável é a disseminação de dispositivos digitais, visto que todo mundo está cercado de aparelhos como:
Celular;
Tablet;
Computador;
Smartwatch;
Assistentes virtuais.
Outra coisa que trouxe grandes mudanças é a capacidade das ferramentas, principalmente dos recursos de automação. Por fim, surge a inteligência artificial que está mudando diariamente a maneira de fazer marketing.
O funcionamento da personalização em massa depende da inteligência de dados, visto que conhecer os consumidores está além das informações cadastradas em uma plataforma CRM.
A companhia precisa saber muito mais do que idade, endereço e telefone. Ela precisa compreender como essas pessoas vivem, para que possam inicialmente falar com todas elas para depois estabelecer uma comunicação personalizada.
Benefícios da personalização em massa
Os consumidores não querem ser tratados apenas como números, pois precisam se sentir únicos, por meio de produtos, serviços e conteúdos personalizados.
Com a tecnologia, os negócios podem fazer muitas coisas, como no caso de um sistema de recibo holerite online, da mesma forma podem trabalhar a personalização em massa, e um dos benefícios disso é o aumento do LTV.
As organizações precisam oferecer conteúdos personalizados e fazer com que as pessoas se sintam únicas, e a personalização permite identificar oportunidades de vendas, aumentando o tempo de permanência (LTV) com a marca.
A partir do momento em que a comunicação é mais pessoal, o usuário também se sente mais propenso a fazer negócio, pois sabe que a companhia entende o que ele precisa e quando precisa.
Isso acaba por melhorar o desempenho nos canais e campanhas de marketing, gerando impactos positivos na redução de custos para conquistar clientes.
Se a empresa consegue reduzir o valor gasto para conquistar clientes novos, naturalmente vai aumentar o retorno sobre os investimentos.
De acordo com um estudo realizado pela Salesforce, as campanhas de marketing segmentadas e o investimento em ações personalizadas aumentam a receita em até 760%.
Como coletar e usar dados?
Uma oficina de envelopamento de painel de carros precisa coletar e usar os dados para personalizar os serviços que oferecem aos clientes.
Uma das formas de fazer isso é por meio das pesquisas de satisfação, que utilizam um formulário online para compreender o nível de satisfação do público com a marca, seus produtos e serviços.
O Google Analytics também é interessante para identificar o que precisa ser corrigido ou aprimorado, mostrando informações como o tráfego, a origem dos visitantes no site, quais foram as páginas mais visitadas, entre outros dados.
Uma ferramenta CRM também pode ser usada nesse processo porque é voltada para a gestão de relacionamento com o cliente e integra dados e informações de vários departamentos da empresa.
É uma forma de conhecer melhor o perfil do computador, seu histórico de compras, as informações que solicitam no atendimento e outras informações que melhoram as estratégias e a produtividade da equipe de vendas.
Como implementar o marketing personalizado?
Para implementar uma estratégia de marketing personalizado em massa, uma empresa de moldura de gesso em l pode usar diferentes ações.
O primeiro passo é comparar tecnologias, pois como falado anteriormente, essa ação depende de recursos tecnológicos. A solução existente precisa ser comparada com outras que vão oferecer mais valor.
Em seguida é feita a captura de dados, como cliques, o tempo de permanência do visitante na plataforma, quem abandonou o carrinho de compras, o histórico de compras, entre outras informações.
Os dados devem ser analisados quando estiverem totalmente sincronizados entre si, depois disso, é possível fornecer recomendações de conteúdo para os clientes, com base no entendimento que a marca tem sobre seu público.
Para uma escola que oferece curso técnico de enfermagem em pediatria, a coleta e análise de dados ajudam nas tomadas de decisão e a personalização é viabilizada quando a companhia usa inteligência artificial na maioria das tarefas.
Ferramentas para a personalização em massa
Para fazer a personalização em massa, as empresas precisam contar com ferramentas específicas. Uma delas é o software CRM, que melhora o relacionamento com o cliente e coloca o consumidor no centro das estratégias de vendas
Com ele, é possível estabelecer uma parceria de longo prazo com os consumidores, priorizando a satisfação e a fidelização.
A companhia também pode usar a análise SWOT, que identifica as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para a corporação. Mapear esses fatores prepara o negócio para qualquer adversidade e permite explorar os potenciais da companhia.
Para uma empresa de stretch plástico, outro excelente recurso é a segmentação de mercado, mapeando subgrupos presentes em um nicho específico.
É uma forma de saber quais são suas necessidades, desejos e características, e a partir disso direcionar as ações de marketing de maneira segmentada, melhorando os resultados.
Muitos negócios também usam um sistema de informações de marketing para designar pessoas, equipamentos e procedimentos que coletam, classificam e analisam dados que embasaram as tomadas de decisão de marketing.
Isso facilita muito para os profissionais na hora de criar estratégias assertivas, usando dados internos e externos e coletando informações sobre os clientes no que diz respeito aos seus hábitos, necessidades e preferências.
Por fim, um fabricante de cantoneiras arredondadas pode fazer pesquisas de marketing, uma estratégia muito útil para captar dados estratégicos externos à organização, que vão embasar as decisões para o plano de marketing.
Esse trabalho está relacionado ao planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de informações e descobertas sobre uma situação específica de marketing que pode estar sendo enfrentada pela companhia.
Considerações finais
Investir em marketing é imprescindível para qualquer empresa nos dias de hoje, independentemente de seu porte ou segmento, mas quem quer impactar uma grande quantidade de pessoas, precisa trabalhar a personalização em massa.
Ao mesmo tempo em que ela consegue alcançar uma grande quantidade de indivíduos, também conseguem trabalhá-los individualmente, por meio de mensagens que estão de acordo com seus interesses e necessidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.