Não basta contratar os melhores gestores e vendedores se a empresa não possui ferramentas tecnológicas que forneçam dados relevantes para potencializar a atuação da equipe de vendas. Como, por exemplo, o uso do CRM na organização.
O papel do CRM é primordial para definir estratégias e planejamentos. Ele organiza informações, fornece relatórios com indicadores de desempenho e foca totalmente na experiência do cliente.
Vamos descobrir quais são as funções do CRM na organização e por que ele é tão requisitado quando o assunto é otimizar processos de venda e construir um relacionamento sólido e duradouro com os consumidores? Continue a leitura e saiba mais!
O que é CRM?
Em inglês, a sigla CRM quer dizer Customer Relationship Management. Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele é um software que armazena todas as informações relevantes sobre os perfis, os comportamentos e as interações dos clientes.
Esse sistema permite que a equipe de vendas tenha uma visão geral de toda a jornada do cliente e o ciclo de vendas empresarial. Ele segmenta os prospects por etapas do funil de venda com o intuito de tornar o lead um cliente fiel à marca.
O CRM fornece dados realistas sobre o cenário atual do negócio, mostrando possibilidades de crescimento e ações que podem ser realizadas para alcançar os resultados desejados. Ou seja, a gestão consegue tomar decisões de forma rápida e precisa, sem perda de tempo ou retrabalhos.
Ele é o elo entre a empresa e seus clientes. Os dados gerados pelo CRM podem ser analisados diariamente e usados de forma estratégica pelas equipes de venda, marketing e atendimento ao consumidor.
Funções do CRM na organização
O objetivo principal do CRM é proporcionar um atendimento impecável e potencializar a gestão de relacionamento com o cliente.
Mas, como isso acontece? Devido às suas múltiplas funções. Afinal, ele pode ser explorado de acordo com as metas corporativas e o segmento de atuação do negócio.
O CRM na organização reduz drasticamente as chances de erros e falhas humanas, já que ele armazena informações pessoais, histórico de negociações e interações do cliente com a marca e ajuda a definir quais são as próximas atividades a serem feitas com cada lead, como campanhas específicas, envio de e-mails, ligações ou reuniões.
E tudo isso só é possível porque a empresa pode criar e personalizar o seu próprio funil de vendas determinando em qual etapa cada contato está. Assim, pode-se negociar com maior precisão, sem oferecer um produto ou um serviço antes da hora e afastar o potencial cliente.
É preciso saber o momento certo em que o cliente reconhece o problema, busca soluções e realmente está disposto a comprar.E tem mais: todos os dados ficam disponíveis na nuvem, com fácil acesso, podendo ser compartilhados com diversas equipes, em segurança.
Para ficar mais claro, separamos abaixo as principais funções do CRM na organização e como ele pode alavancar os resultados do seu negócio.
Conhecimento sobre os clientes
Chega de adivinhar qual é o perfil de cada potencial cliente! O CRM cadastra o lead automaticamente e compila todos os dados relevantes sobre o comportamento e as compras realizadas ou desejadas pelo lead ou consumidor.
Ou seja, ele é essencial para a empresa conhecer profundamente as necessidades de seus clientes e potenciais clientes.
Com agilidade, ele identifica novas oportunidades de negócios, automatiza tarefas, como envio de campanhas por e-mail, e eleva a quantidade de conversões construindo uma relação sólida com os consumidores.
Criação do funil de vendas
Se você acha difícil ou trabalhoso demais elaborar o funil de vendas do seu negócio, o CRM é a grande solução para seus problemas.
De forma simples e prática, é possível personalizar o próprio funil. E ele é preenchido de forma automática pelo sistema e, com poucos cliques, o gestor consegue analisar de maneira detalhada o andamento de processos, a performance do time e o número de clientes em cada etapa do funil.
O CRM na organização ainda organiza listas de contatos de forma segmentada que servem como apoio para campanhas de marketing e negociações de vendedores.
Integração com outras ferramentas
Como já falamos mais acima, um software completo de CRM pode ser integrado a diversas outras ferramentas de gestão, como ERP.
Logo, as equipes acessam todas as informações em um só lugar, proporcionando maior agilidade e produtividade no trabalho.
Relacionamento de longo prazo
Com o CRM na organização, o relacionamento com o cliente é muito mais profissional e duradouro. Entenda o porquê.
O software registra todo o histórico de contatos entre o cliente e a empresa, como:
- solicitação de dúvidas;
- pedido de suporte técnico;
- problemas com compras realizadas;
- reclamações e elogios de produtos ou serviços.
Sendo assim, é possível que o vendedor e o suporte possam escolher a melhor abordagem durante as conversas, tornando a interação personalizada.
Acesso facilitado aos dados
Por operar na nuvem, o CRM armazena as informações de maneira mais segura e ainda possibilita o acesso pela internet.
Ou seja, por meio de qualquer dispositivo, como computador, notebook, celular e tablet, o vendedor pode acessar os dados de qualquer lugar, a qualquer momento.
Imagina o aumento do nível da negociação se o vendedor puder acessar de forma rápida todo o histórico do cliente.
Automatização de tarefas
Se pudermos destacar outro enorme benefício do CRM na organização é o ganho de produtividade e eficácia nas atividades executadas.
A equipe não precisa mais perder tempo realizando trabalhos manuais demorados e repetitivos, o software automatiza diversas tarefas e notifica regularmente o vendedor sobre o que precisa ser feito.
Isto é, o time de vendas ganha tempo de qualidade para focar em análises e ações estratégicas.
Análise de métricas
O CRM fornece relatórios completos sobre as atividades desempenhadas. Como a visão do pipeline, indicadores de desempenho da equipe e individual, acompanhamento de negociações, qualidade do funil de vendas, entre muitas outras métricas.
A tomada de decisão para ajustes estratégicos pode ser mais ágil e, com certeza, assertiva. Já que o sistema fornece dados precisos da situação atual do negócio e permite que a intervenção anteceda a crise.
Veja também quais são as outras funcionalidades de um bom CRM na organização:
- organização dos dados e da base de clientes;
- otimização do follow-up que permite o avanço nas etapas do funil de vendas;
- precisão no planejamento de venda;
- redução de custos e gastos desnecessários;
- melhora da comunicação entre os vendedores e as equipes de vendas, marketing e suporte;
- satisfação e fidelização do cliente;
- aumento do faturamento.
Isto é, o CRM na organização permite que o time alcance um alto nível de trabalho e entrega, melhorando a motivação e o engajamento com a empresa.
Investir em um bom software é essencial para obter todos os benefícios das funcionalidades oferecidas e ter chances de aumentar o lucro do negócio, reduzindo o ciclo de vendas e potencializando a experiência do cliente.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.