Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou de Vídeo… não importa o termo ou o funcionamento, todas as estratégias focam na mesma coisa: saber como captar a atenção do seu público-alvo e transformá-la em movimentação comercial para fechar mais vendas para a sua empresa. Mas como fazer isso do jeito certo e consistente? Essa é a pergunta de R$1 milhão, não é mesmo?
Hoje em dia, é inegável que o consumidor mudou. O que antes era regra, atualmente não é mais. Em primeiro lugar, tivemos mudanças geracionais. Os millennials são a principal força do mercado atual, além da rápida ascensão da Geração X. Os boomers ficaram para trás e não são mais o foco do mercado, com algumas notórias exceções. Além disso, o meio de consumo mudou, as formas de pagamento também e até o tipo de produto que há interesse.
Portanto, é essencial se adaptar e saber como captar a atenção do seu público-alvo. Você sabe? Se não, é hora de aprender. Veja algumas dicas a seguir!
Como captar a atenção do seu público-alvo em 5 passos
1. Encontre onde ele está
O lugar mais comum de encontrar clientes em potencial atualmente é a internet. Porém isso não quer dizer que esta regra serve para todo tipo de negócio. Uma padaria local, por exemplo, pode se beneficiar de redes sociais, mas investir em se comunicar com a clientela das redondezas com promoções e eventos pode ter retorno mais rápido.
Já uma loja virtual ou um professor que deseja dar cursos on-line, tem muito mais vantagens em se comunicar pelas mídias digitais do que investir em recursos físicos.
Então o primeiro passo para se comunicar com seu público-alvo é encontrar onde estão e a partir deste ponto, traçar metas para chamar sua atenção. Por exemplo, se o seu público for Geração X, o ideal é usar o TikTok ou o Instagram, pois eles estão lá. Já se o público for mais velho, com 40 ou 50 anos, o ideal é focar em Facebook, E-mail ou anúncios em sites de notícias.
2. Fale a sua língua
Quantos anos tem seu público-alvo? De qual região, classe social ou nicho ele pertence? Quais os hábitos e rotinas que ele segue? Essas perguntas determinarão qual o tom que você irá se comunicar com seus clientes em potencial.
Se o seu público for jovem, ou moderno, é de bom tom usar linguagem informal ou gírias do momento – mas cuidado para não pesar e acabar passando uma imagem forçada. Um público moderno se interessa também por conteúdos mais dinâmicos e pessoais, enquanto um público formal, mais tradicional, se contentará em receber apenas as informações práticas e necessárias a respeito de seu negócio.
3. Tenha consistência na comunicação
Para realmente chamar a atenção de seu público, é necessário ter persistência nas vias de comunicação. Criar somente um anúncio online ou distribuir panfletos uma única vez não captará seus clientes em potencial pois em meio a tanta informação, eventos únicos tendem a ser esquecidos.
O público precisa de estabilidade para ser cativado, e isso quer dizer investir com frequência em anúncios ou engajamento nas redes sociais, propagandas ou promoções, seja qual for o melhor método, desde que se mantenha a rotina. Após passar por seu negócio algumas vezes, seu cliente em potencial se sentirá confortável o suficiente para interagir com ele.
4. Explore gatilhos mentais
Ainda que haja uma mudança de interesse, lógica e pensamento quando há mudanças geracionais no mercado, é fato que algumas coisas permanecem. Como, por exemplo, a possibilidade de usar gatilhos mentais no dia a dia.
Gatilhos mentais são recursos que ativam respostas subconscientes no nosso organismo. Por exemplo, você já passou por uma loja e viu um monte de gente entrando e viu curioso para saber o que estava acontecendo lá? Isso é um gatilho mental.
Existem muitos outros para usar (e falar sobre eles merece um artigo próprio), mas é importante estudá-los e entender como eles podem ser úteis para o seu negócio.
5. Adapte sua comunicação para as dores da sua persona
Imagine que você tem uma loja de colchões. Como promovê-la na Internet e captar a atenção do seu público-alvo? Qualquer resposta que não comece com “depende do público-alvo” está errada.
Uma mesma loja de colchões terá vários públicos-alvo diferentes, cada um com uma dor. Por exemplo, a linha de colchões ortopédicos pode ser direcionada para a Terceira Idade e quem tem problemas específicos.
Há a possibilidade de trabalhar com uma linha de colchões para recém-casados, que vão montar a casa pela primeira vez, mas também para quem já está casado há bastante tempo e precisa trocar de colchão depois de tantos anos.
Cada uma dessas personas tem uma dor específica e sua estratégia deve se adaptar para poder chamar a atenção desse público.
E aí, aprendeu como captar a atenção do seu público-alvo? Essas 5 dicas ajudarão a sua estratégia de marketing a ter mais sucesso e mais resultados no mercado.
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