Você já pensou em utilizar uma campanha de SMS dentro da sua estratégia de Marketing Digital? Se não, talvez seja a hora de começar a pensar nessa ferramenta.
Só no Brasil, temos 230 milhões de smartphones em uso, mais de 1 por pessoa em média. Na prática, isso significa que é possível alcançar um público gigantesco através de uma campanha de SMS, maior que o das redes sociais.
Para isso, no entanto, é importante saber como utilizar essa ferramenta da maneira correta. Para aprender isso, siga a leitura do artigo!
O que é uma campanha de SMS?
Uma campanha de SMS envolve a utilização de mensagens de textos enviadas por um programa de computador para os celulares das pessoas, de modo a criar um canal de comunicação direto entre uma empresa e uma lista de usuários.
Por causa da sua comunicação direta, instantânea e extremamente pessoal, o SMS pode ser utilizado dentro de duas principais vertentes em uma campanha de marketing: o SMS marketing e o SMS corporativo.
Veja a diferença entre eles abaixo!
SMS marketing x SMS corporativo
Existem duas aplicações básicas para o SMS em uma campanha digital. A primeira delas é o SMS marketing, uma maneira de promover a empresa usando as mensagens de texto pelo celular.
O SMS marketing consiste no uso das mensagens de texto para arranjar novos clientes. Ou seja: qualquer tipo de prospecção e fechamento de negócios que puder ser realizado por mensagem de texto, pode entrar aqui.
Isso inclui, mas não se limita a:
- envio de promoções;
- envio de códigos de desconto;
- envio de informações sobre novos produtos;
- divulgação de serviços;
- divulgação de eventos especiais;
- apresentação da empresa.
Já o SMS corporativo é o conjunto de comunicações entre uma empresa e seu cliente sem que haja o objetivo de fechar negócio. Ou seja: são todas as mensagens que a companhia envia de maneira institucional para um cliente.
Isso inclui, mas não limitado a:
- lembretes de contas em atraso;
- lembretes de negociações de débitos;
- avisar sobre consultas agendadas;
- fazer pesquisas de satisfação do cliente.
Quais as vantagens de usar o SMS?
Além do interesse em saber como enviar SMS, muitas pessoas também se perguntam se vale mesmo a pena utilizar uma campanha SMS na sua estratégia de marketing. Afinal, as pessoas ainda lêem mensagens de texto fora de aplicativos?
Sim, lêem. Na verdade, elas dão mais atenção para SMSs do que outras formas de comunicação. Mas falaremos sobre isso a seguir.
Para saber mais sobre as vantagens de uma campanha SMS, basta seguir a leitura!
Alcance
Uma das primeiras vantagens de uma campanha SMS já foi mencionada neste artigo: o seu alcance. Hoje em dia, é difícil achar quem não tenha um celular. Por isso, é seguro afirmar que praticamente qualquer pessoa que possa vir a se tornar seu cliente pode ser alcançado pelo envio de SMS.
Taxa de abertura
De acordo com as principais pesquisas do mercado, cerca de 98% das pessoas abrem e leem as mensagens recebidas por SMS. Ou seja: é praticamente seguro que o seu alvo lerá a mensagem enviada.
Baixo custo
Em relação a outras estratégias como o e-mail marketing ou chatbots, o uso do SMS tem um custo muito baixo. Isso faz com que seja uma das maneiras de comunicação em massa com melhor custo-benefício.
Timing
Uma pesquisa realizada no mercado de SMS confirmou que 90% das mensagens de texto enviadas são lidas nos primeiros 3 minutos. Isso garante que o impacto da sua ação seja praticamente imediato.
Assim, há como aproveitar melhor o timing da campanha e obter os resultados desejados se houver um bom planejamento.
Como utilizar uma campanha de SMS no seu site?
Agora que você já se convenceu da importância de utilizar o SMS na sua estratégia digital, a questão que resta abordar é como usar ao máximo essa ferramenta.
Confira abaixo algumas dicas!
Defina se você usará o SMS marketing ou corporativo
O primeiro passo é entender qual será o papel do SMS na sua estratégia digital: ele será uma ferramenta de marketing ou de comunicação corporativa? É claro que pode ser os dois, mas um deles deve ser o foco principal.
Use uma lista de contatos obtida legalmente
O maior erro das empresas que utilizam o SMS em suas estratégias é comprar listas de telefones para o envio de mensagens. Isso não é permitido e pode gerar consequências negativas.
Somente envie mensagens para os consumidores que autorizarem a inclusão de seus números na sua lista.
Defina objetivos na sua estratégia
É importante utilizar os SMS de maneira focada dentro da sua campanha. Se o objetivo for divulgar promoções, então monte toda a estratégia ao redor disso. O mesmo vale para o SMS corporativo.
Estude o horário de envio
Como a maior parte das mensagens são abertas em até 3 minutos, é importante explorar essa informação ao máximo e enviar o SMS no momento certo para a sua estratégia.
Com essas dicas, você conseguirá montar uma boa campanha SMS na sua estratégia digital e utilizar ao máximo essa poderosa ferramenta ao seu dispor.
E aí, você tem alguma experiência com o SMS marketing? Conte pra gente nos comentários abaixo!