Criar um blog é muito simples, em poucos cliques é possível registrar um domínio, contratar uma hospedagem, baixar um layout grátis e colocar um blog no ar. Sem contar que existem plataformas como o Blogger que nem de hospedagem paga você precisa. No entanto, se destacar diante a maioria é o complicado. A concorrência hoje é muito alta e a facilidade em criar um blog hoje é absurda.
Alguns diferenciais fazem certos blogs se destacarem não só hoje, mas durante anos. A criatividade e o investimento (de tempo e dinheiro) são cada vez mais indispensáveis para isso… Vejamos alguns pontos:
Conteúdo diferenciado
Não basta um conteúdo bom, textos bons, frequência nas atualizações. Isso qualquer um faz, ou pelo menos está a alcance de todos, sabe por que? Se você tem visão, não precisa dominar o nicho do blog que está abrindo, basta ter os editores certos que gostam do assunto trabalhado.
O diferencial está em fazer algo que ninguém faz. Ter um método diferente, um aprofundamento melhor. É ser criativo fazendo o que os outros já fazem, porém melhor!
Design profissional
Seu sobrinho não é designer! Conhecer Photoshop, CorelDraw, Ilustrator e HTML não faz dele um designer!
Um profissional é aquele que estuda, pratica e tem anos de mercado. Rabiscar e alterar layouts qualquer um com uma semanas de curiosidade consegue fazer. O diferencial, o que separa um profissional do seu sobrinho é o caminho percorrido.
Invista no visual do seu blog! Não digo só apenas no template ou tema, invista na identidade visual como um todo! Banner, logotipo, Fanpage no Facebook, Twitter, layout, etc. Não conheço nenhum blog grande realmente que não invista nesse conjunto, pois os donos desses blogs sabem a importância do design.
Por isso procure os melhores preços, melhores portfólios, profissionais de sua região se preferir, mas procure por especialistas em design gráfico. Tenho certeza que existem muitas opções e os resultados serão nítidos.
Sempre digo… A própria paixão em ter um blog já é o suficiente para investir e torná-lo cada vez mais atrativo.