Escrever bem faz parte da lista de requisitos recomendados para se obter e manter algum sucesso na internet, porém, devemos nos lembrar que a internet possui algumas particularidades, que faz com que a linguagem e a estrutura dos textos sejam diferentes de um artigo comum. Um artigo para web possui uma serie de elementos essenciais, que se organizam de modo que a leitura se torne mais fácil e prazerosa, para entendê-los e aplica-los de forma eficiente é necessário certa atenção especial a alguns detalhes. Para facilitar as coisas por aqui, vamos tentar dividir um texto em partes bem parecidas com aquelas que os professores costumam ensinar nas escolas.
Titulo
O título de uma postagem precisa ser chamativo para conquistar seus leitores, deve deixa-los curiosos e dispostos a ler mais, é preciso provocar uma reação em quem lê. Vale lembrar também de adequar seu titulo as ferramentas de busca como Google ou Bing.
Introdução
Não deve ser longa demais, nem tampouco muito pequena, para não desencorajar o leitor. Precisa ser chamativa de modo que o leitor tenha motivos para continuar a ler o texto. As palavras-chave aqui seriam descrever e atrair. Com uma boa introdução pode-se comprar um leitor ou desinteressa-lo completamente.
Desenvolvimento
Procure fazer com que assunto discorra sem se tornar cansativo, mesmo ganhando o leitor na introdução é preciso mantê-lo interessado. Usar termos simples e ir direto ao ponto não tira a beleza de um texto, então não tente impressionar pelo uso de termos técnicos, se possível evite-os. Assim como em qualquer texto evite repetições de palavras e de ideias. Exponha seus argumentos dependendo do seu tipo de blog e leitores, e procure utilizar exemplos convincentes, que estejam de acordo com o contexto.
Conclusão
Assim como na introdução não se deve alongar muito por aqui, apresente sugestão de ideias e repare que a conclusão retoma aquilo que foi falado em todo o texto não somente no último parágrafo do desenvolvimento. Como se trata de um texto para internet recomenda-se uma despedida apropriada, e um posicionamento final sobre o texto. Muitas vezes alguns artigos se tornam excessivamente sérios, então nessa parte para não deixar o texto muito pesado seja mais amigável e sociável, em textos mais leves o leitor se sente mais a vontade para comentar do que em textos pesados, frios.
Levando-se em conta o que foi mencionado acima só me resta seguir meus próprios conselhos e me despedir com uma breve consideração quanto ao texto. Nesse artigo usei como lema a “moderação”, pense nessa palavra quando for escrever ela deixa tudo mais fácil. Então isso é tudo pessoal.