Algo comum entre os blogueiros de o todo o mundo é criar parcerias em seu blog. Este método consiste em um blog “linkar” o outro sendo por banners ou apenas links, assim, os leitores de um blog poderão conhecer o blog do parceiro.
Na maioria dos casos essa parceria serve para ajudar a aumentar o número de visitas entre os blogs. Porém, em outros casos é como um amor platônico, onde um blog coloca um banner/link de um outro blog, mas não tem o seu banner/link no\”blog parceiro.\”
- Primeiro Passo: Realize uma autopesquisa. Veja se seu blog está apto a ter um blog parceiro, assumindo o risco de ter uma parceria fracassada.
- Segundo Passo: Para não haver este fracasso a pesquisa deve ser realizada externamente. Procurando um blog-alvo que seja do mesmo nicho que o seu.
- Terceiro Passo: Leia e entenda as políticas de parcerias dos futuros parceiros. Isso é importante, pois seria como ler o contrato antes de assiná-lo.
A importância da Política de Parceria
Como citado no Terceiro Passo, a Política de Parceria pode ser comparada a um contrato onde há cláusulas que remetem a ideia de obrigação entre ambas as partes. Nela, é importante citar como você pretende julgar um blog como seu parceiro.
Na sua Política de Parceria deve conter informações de como será o julgamento para firmar a parceria:
- Qual será o formato de divulgação entre ambas as partes (banner ou link);
- Se for banner, é bom determinar o tamanho que será divulgado;
- Quantidade máxima de parceiros;
- Tipos de blogs que não serão aceitas parcerias;
- Se será necessário um contato de aviso.
Acredito que o melhor formato seja o quantitativo, pois é justo! Se um blog lhe enviou muitas visitas é justo e educado ter um banner ou um link dele em sua página. Mas isso é relativo! Têm blogs que ainda são pequenos e é conselhável que ele dê o primeiro passo e coloque o banner do outro blog em sua página.
Aviso: Mesmo que um outro blog lhe envie muitas visitas é extremamente importante seguir ainda o segundo passo e observar se o blog segue a mesma ideia do que o seu. Isso é a base para uma parceria de sucesso!
Ter um bom \”QI\” (quem indica) é importante não só profissionalmente como também é importante na blogosfera e isso pode ser feito de várias formas. Além dos banners/links pode-se indicar um blog através de referência externa dentro das postagens, indicar algumas postagens dele, divulgar através das redes sociais e assim, obter o resultado esperado!
Então blogueiro, abra a mente e use o método de parceria com discernimento. Ele pode ser muito proveitoso!
Foto: John Spooner