Você sabe qual é a diferença entre outsourcing e terceirização? Esses dois termos são frequentemente utilizados como sinônimos, no entanto, apesar de ambos se referirem a contratação de serviços visando complementar a atuação de uma empresa, eles possuem focos bem diferentes. Mas, relaxa, pois a gente explica!
Afinal, o que é outsourcing? E o que é terceirização? Há alguma diferença entre essas duas práticas? Continue conosco para esclarecer essas dúvidas e ainda conferir alguns exemplos práticos. Boa leitura!
Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?
Embora muitos pensem se tratar da mesma coisa, há algumas diferenças entre terceirização e outsourcing. Para facilitar o entendimento, vamos conferir o que cada um desses termos significa:
O que é outsourcing?
Outsourcing é o nome dado a modalidade de contratação de uma empresa especializada em determinada área para suprir necessidades internas de uma organização.
A função do outsourcing é aprimorar a performance da empresa que o contrata, seja por meio da expertise de profissionais super qualificados ou pelo acesso a infraestrutura, dispositivos e tecnologias.
Funciona basicamente como um “aluguel”, que permite otimizar setores chave para o seu desempenho, sem a necessidade de contratar e gerar vínculo com novos funcionários ou ter que comprar equipamentos caros.
No entanto, é importante ter clareza de que uma organização jamais irá contratar outra empresa para realizar sua atividade principal. Ou seja, a ideia do outsourcing é apenas fornecer um suporte para fortalecer o core business de seu contratante, e não terceirizar sua principal função.
Para se aprofundar um pouco mais no assunto, confira o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=M3WFoFQ6g3w
Principais vantagens do outsourcing
A contratação de um serviço de outsourcing tende a gerar diversos tipos de benefícios para o negócio. Dentre eles, temos:
- fácil acesso a profissionais especializados e equipamentos modernos;
- rápido acesso às principais tendência do mercado, o que funciona como um grande diferencial competitivo, permitindo se destacar da concorrência;
- ampliação do potencial e da qualidade técnica nas atividades desenvolvidas;
- potencializa pontos estratégicos da organização, otimizando a tomada de decisão;
- ganho de performance, sem precisar contratar novos colaboradores;
- redução nos custos de aquisição de equipamentos, bem como contratação e gestão de pessoal;
Exemplos de outsourcing
Um dos principais exemplos é o outsourcing de tecnologia da informação. Não são raras as organizações que terceirizam a gestão do setor de TI para empresas especializadas, passando a contar com o suporte de um time de técnicos e até mesmo equipamentos sofisticados.
No entanto, esta prática tem se tornado cada vez mais comum, ampliando as possibilidades de parcerias. Hoje, podemos ver exemplos de outsourcing de diversas outras áreas, como: recursos humanos, logística, contabilidade, dentre outras.
O que é terceirização?
Assim como no outsourcing, a terceirização também é uma prática voltada para a contratação de mão de obra por meio de outra empresa. Porém, seu foco está em atividades de suporte e trabalhos mais operacionais, que não exigem alto grau de especialização ou formação em áreas específicas.
Vantagens da terceirização
Como a terceirização está relacionada a atividades importantes, porém, com um menor impacto na performance da empresa, sua principal vantagem fica por conta da redução de custos na contratação de pessoal e demais questões trabalhistas.
Exemplos de terceirização
Os exemplos mais comuns de terceirização estão em atividades de apoio para o bom funcionamento e manutenção da empresa. Alguns exemplos são: limpeza, serviços de jardinagem, portaria e segurança, manutenção de ar condicionado, etc.
Está em dúvida sobre qual vale mais a pena: contratar ou terceirizar? Então, confira o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=FHy2YAdVgi8
Outsourcing ou terceirização: de qual deles o seu negócio precisa?
Como você pode perceber, a principal diferença entre outsourcing e terceirização está no nível de especialização da mão de obra contratada.
Enquanto a primeira está focada em uma área estratégica da empresa, exigindo profissionais altamente qualificados, a segunda é mais voltada para funções de suporte e manutenção.
Logo, não se trata de qual é a melhor, afinal, são atividades voltadas para funções diferentes, e ambas podem contribuir para o dia a dia da sua empresa.
Antes de contratar qualquer uma delas, é muito importante fazer uma análise do que sua organização precisa e como isso pode contribuir para seu crescimento.
Este post foi escrito pela Zendesk, uma plataforma especializada em soluções de atendimento e suporte ao cliente, capazes de potencializar o desempenho da sua equipe e otimizar os resultados da sua empresa.