Com cada vez mais tecnologia chegando em nossas casas e trabalhos, o tráfego de dados também se intensifica. Mas entender como este encaminhamento funciona pode ser útil para o dia a dia de todos.
E assim como um projeto de incêndio, este quesito também é de extrema importância já que, seja uma pessoa física ou jurídica, precisará enviar um email ou usará uma rede de streaming para ver sua série favorita. E tudo isso usa tráfego de dados. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
O que é tráfego de rede?
O tráfego de dados é a quantidade de informações que se movem em uma rede de computadores a qualquer momento. Ele é dividido em pacotes de dados e enviado por uma rede antes de serem reagrupadas pelo dispositivo ou computador receptor.
Há dois fluxos direcionais: norte-sul e leste-oeste. O tráfego afeta a qualidade porque uma quantidade muito alta de tráfego pode significar velocidades de download lentas ou conexões irregulares.
Desta forma, é correto afirmar que ele está diretamente relacionado à segurança, porque quando existe um aumento considerável de tráfego, pode ser o sinal de um ataque. E sua empresa de calibração precisa estar preparada para isso, não é mesmo?
Pacotes de dados
Quando os dados trafegam pela Internet, eles devem, primeiro, ser divididos em lotes menores para que arquivos maiores caminhem com eficiência. Isso também dá maior confiança a todos os envolvidos!
Cada pacote segue a melhor rota possível para distribuir o tráfego de rede uniformemente. Como se cada um deles estivesse organizado dentro de câmaras de refrigeração e só serão ‘descongelados’ quando chegarem ao destino.
Tráfego em tempo real
O tráfego em tempo real deve ser entregue no prazo e com a mais alta qualidade possível. Exemplos disso incluem VoIP, videoconferência e navegação na web.
Tráfego em tempo não real
Este também é conhecido como tráfego de melhor esforço. Os administradores de rede consideram menos importante do que o tráfego em tempo real. Os exemplos incluem FTP (File Transfer Protocol) para publicação na Web e aplicativos de e-mail.
Por que a análise e o monitoramento são importantes
A análise de tráfego de dados é uma técnica usada por administradores de rede para examinar a atividade, gerenciar a disponibilidade e identificar atividades incomuns. Também permite que os profissionais do setor determinem problemas operacionais ou de segurança.
Resolvê-los à medida que acontecerem não apenas otimiza os recursos da organização, mas também reduz a possibilidade de um ataque. Feito isso, a marca poderá:
Identificar gargalos: É provável que ocorram gargalos como resultado de um aumento no número de usuários em uma única localização;
Solucionar problemas de banda: uma conexão lenta pode ser possível porque uma rede não foi projetada para acomodar um aumento no número de usuários ou uma grande quantidade de atividades;
Melhorar a visibilidade dos dispositivos em sua rede: essa visualização pode ajudar os administradores a antecipar o tráfego e fazer ajustes.
Com tudo isso dito, é compreensível formatar o funcionamento do tráfego, não é mesmo? Esperamos ter ajudado com essa postagem, se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.