Comunicação estratégica: saiba mais sobre esse assunto

Toda empresa precisa saber o que é comunicação estratégica, independentemente de sua área de atuação. 

Isso porque é necessário controlar como, onde e quando uma mensagem é comunicada dentro da companhia.

Informações desencontradas podem prejudicar a cultura organizacional, mas por meio de uma boa estratégia, independentemente do canal utilizado e do público que se pretende alcançar, a comunicação é bem melhor.

É para garantir bons resultados que surge a comunicação estratégica, que leva em conta a missão, visão e valores da companhia, além de promover a integração de todos esses elementos com os objetivos da comunicação.

Em outras palavras, essa metodologia é vital para a sobrevivência do negócio, tendo em vista que o mercado exige autenticidade. Investir nela melhora o relacionamento com os clientes e os colaboradores.

Mas, mesmo diante de tantos benefícios, alguns gestores e empreendedores não compreendem sua importância, mas é necessário reverter este quadro o quanto antes. Uma boa comunicação pode mudar para melhor os rumos da companhia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de comunicação estratégica, sua função, importância e benefícios, e mostrar como adotá-la em sua empresa. Leia até o final para saber mais.

Entenda o conceito de comunicação estratégica

Quando se fala em comunicação estratégica, nos referimos a uma área que abrange diferentes profissões, como marketing, relações públicas, publicidade e propaganda, entre outras.

Não se trata de uma novidade, mas começou a ganhar prioridade dentro das empresas nos últimos anos, devido ao valor que a comunicação tem hoje em dia.

Organizações de vários setores, como uma confecção de camiseta uniforme empresa, assim como as pessoas, se veem diante de tecnologias que mudaram os relacionamentos e trouxeram mais agilidade.

As companhias precisam ser mais interativas e possibilitar a troca de informações e experiências. 

A comunicação não deve se limitar apenas ao público externo, mas também a todos que cumprem um papel no negócio, como:

  • Parceiros;
  • Investidores;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores.

Por meio de uma comunicação bem estabelecida, a empresa consegue mediar seu relacionamento com os públicos.

Dentre suas funções está a criação de uma identidade própria que estrutura a personalidade da marca. Isso faz com que o público se identifique com ela e seus valores.

Mas, para chegar a esse resultado, é necessário definir uma linguagem compatível com as características de cada público. Também é necessário selecionar os canais de comunicação e criar um manual da marca.

Outra função é fazer com que as mensagens se alinhem ao planejamento da empresa, considerando a cultura e a política organizacional.

Por fim, a comunicação estratégica também tem como benefício integrar as equipes, desde os responsáveis pelas redes sociais até aqueles que cuidam dos eventos e do relacionamento com a imprensa.

Agora que você já sabe as funções, conceitos e características dessa técnica para uma empresa de portaria e tantas outras, vamos conhecer um pouco mais sobre sua importância.

Por que a comunicação estratégica é importante?

Investir em comunicação estratégica é essencial por diversas razões, e estas dizem respeito aos seus benefícios. Dentre os que mais se destacam estão:

Melhora o engajamento dos colaboradores

Ter uma comunicação eficaz melhora o engajamento dos funcionários com as atividades diárias, melhorando a produtividade e aumentando os lucros.

Colaboradores engajados buscam os objetivos do negócio e se empenham em garantir a satisfação do cliente.

A taxa de rotatividade de pessoal também diminui, bem como o absenteísmo. Isso se dá porque quando a empresa divide o planejamento estratégico com os colaboradores, eles propõem soluções e se envolvem com os projetos.

As mensagens podem ser transmitidas por mais de um canal, como as redes sociais, reuniões, eventos, intranet, entre outros. 

Contudo, a comunicação precisa ser de mão dupla para que os colaboradores possam interagir.

Melhora os lucros

Muitas empresas, como uma de limpeza garagem condomínio, perceberam que uma boa comunicação pode ser mais eficiente do que estratégias de marketing, mesmo com um baixo custo.

Um trabalho bem-feito traz mais lucros e retornos sobre investimentos surpreendentes. Para se certificar, basta analisar o ROI (retorno sobre investimentos), que mostra a eficiência da estratégia, com base nos objetivos propostos.

Evita o desencontro de informações

Uma boa comunicação é aquela que chega às pessoas certas, sendo estas partes do público interno ou externo. Colocar os colaboradores na mesma página é o melhor jeito de garantir um trabalho eficiente.

Os funcionários tomam decisões compatíveis com os valores da companhia, principalmente para negócios que dependem muito de uma boa postura e linguagem.

Além disso, os clientes e outros envolvidos podem ter contato com as informações, eventos e políticas do negócio.

Melhora a reputação da marca

A comunicação influencia diretamente na reputação das empresas de panfletagem e todas as outras. Mesmo diante deste fato, alguns gestores acreditam que a reputação se constrói com o tempo.

A verdade é que tudo o que a companhia faz interfere de alguma maneira na gestão de marca. 

Por essa razão, se a comunicação apresenta identidade própria, é constante e padronizada, consegue ser mais profissional.

Por outro lado, a ausência da comunicação estratégica pode levar a informações conflitantes perante o público.

Podemos usar como exemplo as redes sociais, em que qualquer postagem ou comentário pode ter uma força muito grande, que pode ajudar ou prejudicar a corporação.

Nesse contexto, é importante ter cuidado na hora de responder comentários, além de mensurar a relação com o público para traçar melhor os objetivos.

Por falar nisso, é essencial saber implementar a comunicação estratégica para conquistar bons resultados.

Como investir em comunicação estratégica?

Para colocar a comunicação estratégica em prática, é importante que uma empresa de limpeza de sofá de couro reflita sobre seus pilares, pois eles serão usados em sua implantação.

Saber o que será feito é fundamental para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que serão colocados em prática. 

Portanto, o passo a passo para implementar a comunicação estratégica envolve os seguintes passos:

Conhecer o público-alvo

É difícil se comunicar com alguém que você não conhece. Como usar a linguagem, o canal e o tom de voz adequado, se a empresa não sabe com quem se comunica?

Tenha em mente que a imagem será transmitida para alguém que está interessado no seu negócio. Se você sabe quem é, fica mais fácil escolher as plataformas, planejar a estratégia e se antecipar às dificuldades.

Estabelecer um objetivo

Para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve, ou seja, é necessário ter um objetivo bem definido para chegar onde se pretende. Além disso, sem um objetivo, os pensamentos estratégicos não aparecem.

As metas também são importantes porque ajudam uma empresa de limpeza de vidros profissional a estabelecer um roteiro em relação às etapas do objetivo.

Planejar a comunicação

Os comunicadores precisam trabalhar um método que ajude a criar um plano, caso seja necessário, independentemente da quantidade de vezes.

A comunicação é importante no dia a dia, por isso, esperar a inspiração aparecer pode prejudicar esse processo, uma vez que ele precisa ser efetivo.

Alinhar linguagem visual e mensagem

A mensagem precisa estar alinhada à linguagem visual porque ela é ponto-chave dentro da comunicação estratégica do negócio.

Elas precisam fazer sentido para o objetivo que um fabricante de cabo de vassoura pretende alcançar. Veja este processo como as etapas que vão estruturar a comunicação estratégica do seu negócio.

Escolher as plataformas

Todo mundo sabe que a companhia precisa estar onde seu público está, por essa razão, uma boa comunicação depende dos canais utilizados para transmitir a mensagem.

Mas, isso pode ser um desafio, tendo em vista a extensa lista de plataformas que a empresa pode usar. O primeiro passo é compreender o estilo do público e os canais que essas pessoas costumam procurar.

YouTube, redes sociais, sites, blogs, jornais e revistas são alguns exemplos. Procure pensar em parcerias estratégicas e recorre a um publieditorial para estar presente em todos os veículos.

Uma empresa especializada em reforma fachada sobrado deve pensar em tudo aquilo que faz sentido para ela e sua audiência. E quanto ao formato dos conteúdos, eles podem ser vídeos, textos, imagens, entre outros.

O ideal é alinhar o formato do material ao canal que ele será publicado, levando em conta o que agrada as pessoas e a melhor maneira de falar diretamente com elas.

Conclusão

A comunicação estratégica é fundamental nos dias de hoje em que as pessoas são constantemente bombardeadas de informações por todos os lados.

As empresas precisam se destacar, mas sem sobrecarregar seu público, independentemente de serem seus colaboradores ou clientes.

Ao fazer isso, consegue transmitir sua mensagem de maneira assertiva, no momento mais oportuno e otimizar os investimentos que faz neste setor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.