Ter um site seguro é uma das principais exigências para as empresas e pessoas que querem se manter no mundo digital. Na verdade, isso é fundamental para aproximar os clientes e melhorar ainda mais o gerenciamento do negócio.
No entanto, quando essas plataformas não são devidamente protegidas, acabam se tornando uma vulnerabilidade para a companhia.
Aliás, a segurança também é um dos requisitos estabelecidos pelo Google para posicionar as páginas entre os primeiros resultados.
Imagine o prejuízo de uma empresa que teve seu site invadido, causando o vazamento de dados de clientes ou roubo de informações valiosas sobre o negócio.
A segurança da plataforma é tão importante que deve estar entre as prioridades das companhias. Ataques cibernéticos colocam em jogo a reputação da marca, além de dados e informações pessoais de clientes e outros usuários.
Tendo em vista que o site é uma necessidade para as estratégias de marketing e comunicação dos negócios, abrir mão dele também não é uma boa ideia.
O correto é investir em segurança, e por essa razão, vamos explicar neste conteúdo sua relevância, qual o conceito de um site seguro, além de dar algumas dicas para fazer isso. Confira!
Por que um site precisa ser seguro?
A segurança dos sites brasileiros é um assunto que merece muita atenção. De acordo com um levantamento realizado pelo Massachusetts Institute Technology (MIT), cerca de 205 milhões de pessoas tiveram suas informações vazadas em 2019 no Brasil.
Este número chega a ser 493% maior do que em 2018, além de que em 2021, o aumento de tentativas de fraude foi de 612% no país, de acordo com um levantamento feito pela TransUnion.
Com base nesses números, fica claro por que uma empresa de limpeza de vidros em altura e demais organizações de diversos nichos precisam se preocupar com a segurança de seu site institucional.
Também é importante considerar que, a cada dia, as organizações procuram alternativas para que seu site seja um ambiente mais seguro para todos.
Mas não são apenas as questões empresariais que estão em jogo, pois de acordo com mais um levantamento da área, 60% dos consumidores brasileiros estão preocupados com a segurança no ambiente digital.
Contudo, antes de saber como ter um site seguro para o seu negócio, é fundamental entender o conceito dessa segurança.
Afinal, o que é um site seguro?
Um site seguro é um portal que não apresenta riscos, nem para o proprietário e nem para os visitantes. As páginas seguras também reúnem algumas características em comum, e dentre as que mais se destacam estão:
Razão social
O CNPJ validado na Receita Federal, telefone, endereço, dentre outras informações são características de uma empresa que tem condições de atender o consumidor.
Entretanto, infelizmente existem muitas pessoas que conseguem obter esses dados para se passar por uma empresa idônea. Por essa razão, é essencial deixar telefone e endereço visíveis no site, para garantir a transparência do estabelecimento.
Boa reputação
Existem marcas famosas, como uma operadora de planos de internet, que obviamente procuram fortalecer a segurança de seu site.
Para mostrar ao visitante que seu negócio tenha uma boa reputação, separe um espaço para que os clientes possam falar como foi a experiência de compra e atendimento.
Usar HTTPS
É muito importante que o site tenha URL HTTPS, pois isso significa que a página possui certificado SSL (Secure Sockets Layer, ou camada de soquete seguro, em português).
Isso quer dizer que o site recebeu uma camada extra de segurança e que as informações deixadas nele ficam armazenadas em uma espécie de cofre.
Somente pessoas autorizadas e de confiança da empresa podem ter acesso a essas informações, o que faz com que o internauta tenha mais segurança na hora de acessar a página.
Usar selo de blindagem
Sites de empresas idôneas, como uma escola que oferece cursos de assistência técnica de celular, apresentam uma imagem de Selo de Site Blindado, que é clicável e direciona ao visitante para a página do serviço de blindagem.
Ou seja, ao clicar sobre ele, o visitante pode visualizar o domínio, status e razão social da empresa, fazendo com que ele se sinta mais à vontade para prosseguir com a navegação.
Como deixar o site mais seguro?
Agora vamos mostrar algumas maneiras de aumentar a segurança do site do seu negócio. Dentre as principais estratégias nesse sentido, estão:
1. Escolher uma boa hospedagem
O primeiro passo é escolher uma boa hospedagem, e hoje em dia é possível encontrar uma grande quantidade de empresas que oferecem esse serviço. No entanto, é muito importante analisar o padrão de segurança.
No momento em que estiver escolhendo sua hospedagem, uma instituição de ensino de cursos de comunicação precisa considerar algumas regras. São elas:
- Verificar a idoneidade;
- Procurar reclamações online;
- Verificar se existe suporte online;
- Avaliar os benefícios;
- Analisar a opinião de outros clientes.
Existem serviços de hospedagem que são bem em conta, entretanto, a qualidade pode ser duvidosa, e por essa razão é fundamental avaliar.
2. Fazer backup
Todos sabemos que é melhor prevenir do que remediar. Portanto, para não entrar no desespero caso o site seja atacado, a melhor saída é ter todas as informações e dados bem armazenados.
O backup poupa horas de trabalho e não será necessário começar tudo do zero, caso ocorra algum problema.
Existem algumas opções de serviços que oferecem o backup automático, inclusive empresas que fazem parcerias com sites de hospedagem. A automação é interessante porque agiliza os processos e garante a segurança dos conteúdos das páginas.
O backup também é útil quando é necessário fazer uma atualização na plataforma, pois caso alguma coisa dê errado, você não perde as informações.
3. Usar um bom firewall
Empresas de escritórios compartilhados investem em firewall para seu site para protegê-lo contra malwares, que podem prejudicar a empresa e os clientes.
O detector desse recurso analisa a plataforma de maneira ativa e avisa imediatamente, caso encontre alguma vulnerabilidade.
Outra serventia do firewall também é proteger contra ataques de hackers, que infelizmente ainda é muito constante.
4. Hospedar por plataforma de hospedagem
Existem dois tipos de hospedagem, sendo a compartilhada e a dedicada. A hospedagem compartilhada é uma opção mais popular, visto que existe mais de um site hospedado no mesmo servidor.
Apesar de ser muito comum, está mais sujeito a eventuais problemas, tendo em vista que um dos domínios armazenados pode servir como porta de entrada para um ataque.
No entanto, é injusto dizer que não existe hospedagem compartilhada de qualidade, pois a tecnologia evoluiu muito nesse sentido, e qualquer site que compartilhe um servidor consegue se prevenir contra essa situação.
É por isso que uma confecção de camiseta uniforme empresa, pessoas famosas, instituições de ensino, entre outros, usam plataformas prontas para site, como no caso do WordPress e do Drupal.
Quanto à hospedagem dedicada, trata-se de uma modalidade exclusiva para um site. Ou seja, a plataforma possui um servidor exclusivo para ela.
No entanto, a hospedagem dedicada é recomendada apenas para portais que recebem um grande volume de acesso ou que precisam de níveis de segurança extremos, como no caso dos sites bancários.
5. Usar a permissão de usuários
Usar a permissão de usuários é uma dica muito importante para as empresas que utilizam sistema CMS, como o WordPress e o Drupal.
Assim como um escritório que realiza aluguel de sala comercial por hora, é importante ter em mente que nem todas as pessoas que trabalham com o site do seu negócio precisam ter acesso a todas as informações dele.
Fazer isso pode abrir uma brecha que coloca em risco a segurança dos usuários, e também acaba permitindo que qualquer um instale ou modifique um código, abra permissão para outros acessem, e assim por diante.
Logo vira bagunça e a plataforma se torna um risco para qualquer tipo de acesso, portanto, use a permissão de usuário sem pensar duas vezes.
6. Ter o certificado SSL/HTTPS
Existe uma variedade de mecanismos modernos que ajudam a manter a segurança de tudo, desde uma peça de roupa, um alimento e, claro, dos sites.
Assim como uma loja consegue identificar suas mercadorias por meio de etiquetas de codigo de barra, existem formas de se certificar em relação à segurança de um site na internet, como acontece com o certificado SSL/HTTPS.
Seu objetivo é fazer com que a troca de informações entre o servidor e o navegador do usuário seja segura e baseada na criptografia.
Para as plataformas e-commerce, esta funcionalidade é essencial, principalmente porque garante a segurança das informações bancárias e pessoais que os clientes vão inserir nas páginas.
Conclusão
Os crimes cibernéticos têm se tornado tão comuns quanto os crimes que vemos nas ruas, o que deixa clara a necessidade de tornar seu site mais seguro.
Afinal, mostrar para os visitantes que a sua empresa tem essa preocupação é uma forma de construir uma imagem de credibilidade para a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.