Como promover um bom ambiente de trabalho

Trabalho em um ambiente harmonioso e amigável é essencial para cada membro de uma empresa se sentir confortável e valorizado dentro de sua equipe. Isso ajuda os trabalhadores a serem mais produtivos , eficientes e engajados.

 

O que podemos fazer para promover um bom ambiente de trabalho na organização?

A consultoria ILC Group define o ambiente de trabalho como o contexto e a percepção que os trabalhadores de determinado cargo e empresa têm , o que resulta num indicador de bem-estar para com a mesma empresa. Atualmente, o ambiente de trabalho é um dos principais pontos a serem considerados na hora de se candidatar a uma vaga.

De acordo com um estudo realizado em 2017 pela Spring Professional do grupo Adecco, 37% dos chilenos consideram que um ambiente de trabalho agradável é um fator fundamental para alcançar a felicidade no trabalho.

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Quais são as características de um bom ambiente de trabalho?

Segundo a Adecco, um bom ambiente de trabalho deve considerar um espaço físico confortável.

Da mesma forma, deve dar confiança e reconhecimento aos colaboradores , além de boa comunicação e tratamento agradável com quem o cerca.

Um bom ambiente de trabalho também gera satisfação e orgulho de pertencer à organização, ajuda a manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e oferece oportunidades de crescimento, entre outros fatores.

 

5 formas de conseguir um bom ambiente de trabalho

Na mesma linha, a revista Entrepeneur reúne algumas das formas de promover um bom ambiente de trabalho:

  1. -Fomentar o respeito: Em uma empresa ou equipe de trabalho se encontram diferentes personalidades, que não podem ter o mesmo crenças, realidades, sistemas de trabalho, etc. Portanto, o respeito garante que a convivência seja saudável e construtiva.
  2. -Ouça todas as opiniões: Um bom líder deve garantir que toda a sua equipe se considere ouvida. Além de ter diferentes pontos de vista, você poderá identificar os problemas ou comportamentos que devem ser melhorados para um bom desempenho.
  3. -Tratar adequadamente as crises: Em todas as empresas existem momentos de crise, mas é fundamental para salvaguardar a estabilidade. Para isso, é essencial que as deliberações sejam executadas com calma. Por sua vez, os líderes terão a missão de entregar sinais de segurança e ordem.
  4. -Ter as pessoas em consideração: As mudanças costumam ser momentos confusos ou até complicados. Para evitar crises é importante saber o que pensam os trabalhadores. Algo não está funcionando? Eles são os melhores aliados para encontrar a solução.
  5. -Ganhe a confiança dos colaboradores: Reconhecer um bom trabalho ou agradecer a colaboração é uma forma muito simples de criar laços com os membros da equipa. Se você der o primeiro passo, ele pode se tornar parte da cultura da empresa.

Da mesma forma, a revista Capital sugere uma série de estratégias simples que podem ter um impacto positivo no ambiente de trabalho. Por exemplo, oferecer serviço de refeitório, realizar atividades fora do escritório, não proibir que as pessoas acessem suas redes sociais, flexibilizar o horário, decorar o espaço físico, entre outros.

 

Conclusão

Para dar o grande passo para proteger um bom ambiente de trabalho, a primeira coisa é parar de ver os funcionários como um recurso. Eles são uma peça fundamental para o sucesso da empresa. Práticas simples podem fazer grandes diferenças dentro de uma empresa. Isso se refletirá em maior produtividade e eficiência. Se você quer saber como conseguir equipes comprometidas, pode conferir este blog.

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