Comprar online é uma tendência crescente em todo o mundo. De acordo com Statista, as vendas online no setor de varejo têm crescido mais de 15% ao ano desde 2014 globalmente. E neste ano, o número de vendas no varejo pela internet deve chegar a 2,774 bilhões de dólares, 21% a mais do que no ano passado.
Diante desse crescimento imparável, se você tem uma loja online, terá interesse em conhecer as estratégias de lançamento para melhorar a competitividade do seu negócio na internet.
Quais estratégias você precisa para melhorar seu eCommerce?
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Construir confiança e cuidar do relacionamento com os clientes
Já falamos neste blog sobre o que é uma empresa centrada no cliente e a importância de ser uma para otimizar a experiência de compra e gerar maior receita. Para conseguir isso, um componente fundamental que deve estar na base de qualquer empresa centrada no cliente é conquistar a confiança de seus clientes, seja sua loja vendendo sapatos masculinos ou vibradores. E esse componente será fundamental. Devido à crescente competitividade online, a confiança com os clientes é um diferencial (que na verdade sempre foi no mundo offline, mas agora chega também no online).
Portanto, todos os departamentos da sua empresa devem se alinhar e trabalhar para se conectar de forma pessoal e autêntica com cada cliente, e estabelecer uma relação de confiança que contribua para tornar o seu eCommerce centrado no cliente e, portanto, atingir os objetivos do seu negócio.
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A importância do engajamento além do momento da venda
Em linha com a geração de relacionamentos sólidos de confiança com os clientes, outra das principais estratégias para qualquer loja online que queira se manter competitiva é gerar engajamento com os clientes mesmo quando a venda já tiver ocorrido.
É importante que o engajamento seja um conjunto de ações que tenham continuidade, e que não sejam ações específicas, uma vez que custará cada vez mais atrair o cliente para sua loja online depois que ele tiver concluído uma venda.
Resumindo, trata-se de projetar uma boa estratégia de engajamento em todo o relacionamento do cliente com sua empresa para valorizar sua marca e reter seus clientes. Não se esqueça que o engajamento não é apenas uma estratégia para atrair clientes, mas fazer com que eles repitam as compras em sua loja.
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Fortalecimento da credibilidade da sua marca por meio do conteúdo
A maioria dos compradores online também se informa através da Internet antes de comprar. Portanto, embora já seja relevante gerar conteúdo hoje, uma estratégia que você não pode deixar de implantar é oferecer ao seu público-alvo conteúdos relevantes para que eles possam conhecer, tanto sobre seus produtos e serviços quanto sobre o seu setor., Antes de fazer uma compra. O objetivo final é que seu público-alvo o conheça como uma fonte confiável de informações , o que ajudará a reforçar a confiança em sua marca. Com isso, é importante gerar um conteúdo de qualidade que atraia seus potenciais clientes no momento em que eles pesquisam online antes de comprar.
A geração de conteúdo é realmente essencial em todas as fases do funil de conversão, pois não serve apenas para atrair novos clientes, mas também para gerar engajamento com eles, convertê-los em clientes e retê-los.
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Personalização das interações com os clientes
Outra das estratégias cada vez mais necessárias e essenciais para qualquer comércio eletrônico em 2018 é personalizar as interações com seus clientes .
A personalização, que só é possível graças à tecnologia, é fundamental para gerar confiança e hoje é fundamental para engajar e fidelizar seus clientes.
Para oferecer um alto nível de personalização em todos os canais e em todas as comunicações com seus clientes, o mais importante é conhecê-los bem, ou seja, ter suas buyer personas bem definidas .
Depois de fazer isso, será muito fácil personalizar todos os tipos de conteúdo que vai utilizar nos pontos de contacto com os seus clientes, seja o conteúdo do seu site, do seu blogue ou dos emails que lhes enviar.
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Vendas online sem deixar e-mail
Pode ser vendido por email, sabia?
Não nos referimos apenas ao envio de uma newsletter transacional, através da qual os seus clientes chegam ao seu site. Queremos dizer que eles podem comprar diretamente de um e-mail. Bem, esta é uma das tendências de vendas on-line em expansão que você também deve considerar para o seu comércio eletrônico. E para isso, empresas como a Rebel incluíram funcionalidades web para o e-mail, redefinindo os limites do e-mail e transformando-o em uma loja online. Se até agora o email já era uma ferramenta muito poderosa para gerar vendas, agora é ainda mais porque existe a possibilidade dos seus clientes finalizarem uma compra directamente a partir da sua caixa de correio.
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Leve em consideração o aumento nas pesquisas por voz
Até ao momento, as pesquisas de informação que todos os compradores online realizam para se informarem antes de adquirirem um produto ou serviço são por escrito, através de motores de busca – principalmente Google – quer a partir do nosso computador quer do nosso telemóvel.
Num futuro muito próximo, as pesquisas serão por voz. Na verdade, a previsão é que 50% das buscas já sejam por voz, e isso afetará também as lojas online. Acima de tudo, as pesquisas no telemóvel vão mudar, onde aceder ao nosso motor de pesquisa habitual é menos confortável do que fazê-lo a partir do nosso computador ou tablet. Isso implica que todas as empresas, incluindo lojas online, devem otimizar o SEO e adaptar o conteúdo às buscas por voz , a fim de aparecer nas primeiras posições das páginas de resultados dos buscadores quando os clientes fazem uma busca por voz.
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As competências cada vez mais transversais dos profissionais de comércio eletrônico
Dada a necessidade crescente de todos os departamentos de comércio eletrônico interagirem entre si, é cada vez mais importante que os profissionais que trabalham em uma loja online tenham conhecimentos transversais que facilitem a comunicação com colegas de outros departamentos. A comunicação e o entendimento entre os diferentes departamentos são essenciais para podermos trabalhar todos na mesma direção, e podermos realmente colocar toda a empresa a serviço do cliente.
Conclusão
A evolução do eCommerce é constante e, se você tem uma loja online, deve estar preparado para enfrentar com sucesso as mudanças que a tecnologia vai causar na forma como as pessoas compram online.
Que outras tendências você conhece que também afetarão o comércio eletrônico em 2018? Se você acha que há algum outro que devemos incluir nesta lista, deixe-nos um comentário e nós o adicionaremos! 🙂