O e-commerce é uma opção atrativa para compras, mas depende dos benefícios que uma loja virtual pode oferecer. O Gift Card é um benefício interessante para seus clientes, mas como usar Gift Cards em seu e-commerce do jeito certo?
Afinal, o e-commerce é um mercado aquecido. Segundo relatório NeoTrust, durante o 2º trimestre de 2020, o Brasil registrou 5,7 milhões de novos consumidores. No 3º trimestre, foram 5,8 milhões de pessoas realizando a primeira compra.
Para atrair esse novo público, é interessante apresentar um diferencial – e o sistema de Gift Card pode ser esse diferencial. Prossiga com a leitura e entenda como funciona o Gift Card!
O que são os Gift Cards?
O uso do Gift Card como uma espécie de vale presente online é a estratégia mais econômica para ecommerce.
O Gift Card, ou cartão presente, se trata de um cartão pré-pago utilizável no pagamento de produtos e serviços em lojas físicas e online. Seu valor é pré-definido pelo fabricante antes de chegar em uma loja.
Um exemplo desse vale presente é o Gift Card Xbox de R$ 20, que pode ser usado no Xbox 360, One e Microsoft Store. Outro exemplo é o Gift Card Google Play Store de R$ 50, que pode ser usado na loja de aplicativos.
Como funciona o Gift Card?
Na parte de trás dos Gift Cards, há um código de identificação (o PIN), que é algo único para cada cartão. Ele pode ser resgatado na plataforma do cartão (na loja da Xbox, por exemplo) e se tornar saldo online para compras no site.
Contudo, após ser usado, se torna inutilizável, pois o código não é resgatado mais de uma vez. Cada cartão presente pode ser obtido em loja física, online ou utilizando de gerador de Gift Card, que produz apenas o código PIN.
Como usar Gift Cards em seu e-commerce do jeito certo?
Antes de qualquer coisa, é importante definir as duas utilizações comuns de um vale presente online: para sua loja e para outras lojas. Os de outras lojas são os cartões já citados aqui (Xbox, Google Play).
Já os para sua loja se tratam de cartões que geram crédito interno na sua loja. Eles podem ser usados para abater compras ou para adiantar parcelas de um potencial crediário.
Entendido isso, veja como usar os Gift Cards em estratégias de e-commerce!
Adote cartão de presente virtual e físico
A melhor coisa que pode fazer por um cliente em seu e-commerce é tornar mais prática a sua compra. Ao adotar o cartão de presente virtual e físico na sua loja virtual, o cliente tem a opção de comprar o que for mais prático.
No geral, o cartão de presente virtual é a opção mais viável, pois é mais barato, seguro e rápido.
Disponibilize Gift Cards de acordo com o ticket médio da loja
Os produtos que você disponibiliza devem estar de acordo com o ticket médio de compra na sua loja virtual. Num valor muito baixo, pode ser pouco lucrativo. Num valor muito alto, pode ser pouco atrativo ao cliente.
Por isso, busque identificar a média de gastos do cliente e defina quais faixas de valor para cartão presente vai vender.
Deixe claro como funciona o Gift Card
Para alguns consumidores, Gift Card não é uma expressão muito conhecida e alguns não sabem como funciona o vale presente. Por isso, é importante que deixe claro na descrição do Gift Card como ele funciona e quais são as regras de uso.
Dessa forma, você evita usuários insatisfeitos!
Use como estratégia para fidelização de clientes
Uma forma interessante de usar dos Gift Cards é como brinde, que pode ser ganho numa compra do cliente. Por exemplo, você produziu um Gift Card para sua loja, o cliente realizou uma compra e acaba recebendo esse vale presente.
Com isso, é certo que ele vai voltar a comprar e você pode ter um crescimento de receita exponencial.
Utilize do marketing digital para alcançar públicos segmentados
O sistema de Gift Card apresenta produtos e serviços muito diversificados. É possível encontrar diferentes tipos de vale presente online, o que permite a você alcançar diferentes públicos em seu ecommerce.
Então, a dica final é utilizar desse sistema de Gift Card e produzir uma estratégia de marketing digital segmentada. Entenda qual é o público de cada tipo de cartão e produza diferentes campanhas de marketing nas redes sociais ou Google Ads.
Conclusão
O uso dos Gift Cards no seu e-commerce pode atender a diferentes propósitos: fidelização de clientes, aumento de receita exponencial, alcance maior de público online, etc. Em qualquer objetivo, é essencial entender como usar.
E como usar Gift Cards em seu e-commerce do jeito certo? Primeiro, entenda quem é seu público e depois disponibilize-os de acordo com seu desejo de compra!