O Google Analytics é uma plataforma que deve estar em todas as lojas virtuais e blogs. Serve especialmente para que o administrador consiga qualificar a quantidade de acessos. Um dos pontos mais interessantes é a possibilidade de analisar todas as características dos visitantes, inclusive sexo, idade e região. O Software cria uma tabela com todos os dados e que auxiliam, de forma consistente, as agências de marketing a elaborarem estratégias.
Existem muitos termos diferentes e que vale a pena aprender. O primeiro se trata das taxas de rejeição, que é um dos mais importantes deles. A taxa de rejeição mostra qual a quantidade de leitores que entraram no seu portal e saíram de forma rápida, sem acessar outros conteúdos. Consequentemente, o Google tende a penalizar o domínio já que ele não foi capaz de prender o leitor e fornecer um conteúdo relevante.
A questão é que, muitas vezes, o problema não está no conteúdo presente no site e sim, com a demora do carregamento. Existem muitas formas de resolver a demora e impedir que os clientes saiam antes de carregar o conteúdo. A primeira delas é ir em busca de uma hospedagem grátis – ou paga – mais potente. A lentidão pode ocorrer porque já possui o número máximo de visitantes ou então, quando se faz o upload de arquivos pesados dentro da plataforma.
Google Analytics ajuda nas estratégias de SEO
Um dos principais benefícios do Google Analytics é que ele ajuda nas estratégias de SEO. Ou seja, imagine que está há 5 meses investindo de forma massiva no SEO OFF Page e On Page. Entretanto, os acessos continuam na mesma quantidade ou até mesmo em decadência. Isso pode significar que a estratégia tomada não é a ideal e, consequentemente, é o momento de mudar.
Ele ainda auxilia a ver se algo está errado no site. Por exemplo, um determinado blog troca de redator e prefere contratar um mais barato, na primeira semana o site está com 2 mil acessos diários e, após um mês, ocorre a queda para 500 acessos diários ou menos. Isso pode significar várias coisas, inclusive que o redator não está fornecendo conteúdo de qualidade, não aplica técnicas de SEO ou até mesmo pode estar plagiando outros artigos.
O mesmo vale para o aumento expressivo de acessos. Se a troca de redator possibilitou, em vez de 2 mil acessos, mais de 3 mil acessos diários, também é um ponto que deve ser analisado e entendido para saber como conseguiu fazer.
Caso perceba que a diminuição constante está ocorrendo, é o momento de tomar a devida atitude e contratar um especialista em análise. Ele poderá realizar uma consultoria avançada para dizer quais são os pontos negativos do seu site que podem ser a experiência UX, redação, hospedagem lenta e muitos outros.
Entender o comportamento
As agências fazem testes com o Google Analytics para compreender o que funciona ou não dentro da plataforma. Ao possuir dois planos de marketing, aplica-se em momentos diferentes e se analisa quais deles apresentaram melhoras significativas para que possa haver novos investimentos. Fazer com que os dados trabalhem a seu favor nunca foi tão fácil e o melhor: com relatórios formados de forma instantânea e no mesmo momento de desejado.
Outro ponto de destaque é saber de onde está vindo aquele acesso. Pode ser através de links, anúncios pagos ou até mesmo tráfego orgânico do Google. Dessa forma, se o site possui alguma forma de monetização, consegue-se descobrir quais são as melhores formas de investir no crescimento do mesmo.
Vale ressaltar que o marketing digital não se trata apenas de criar frases bonitas e decoradas. Envolve também sobre como descobrir a atrair de forma estratégica e lógica. Neste momento, é relevante que se saiba interpretar os dados e as fontes que lhe são dadas já que o relatório não irá te informar o que fazer.
Google Analytics: como usar?
O primeiro passo é abrir a plataforma do Google Analytics e pedir que lhe mandem um código. Esse código deve ser colado no HTML do site em todas as páginas. Após isso, somente, consegue-se fazer a análise em tempo real. O mesmo vale para o Search Console para que se consiga descobrir quais são os volumes de palavras chaves pesquisadas.
Pode acontecer de ter que esperar até 24h para que haja a confirmação. Após isso, também é possível que se peça a monetização do endereço através do Google ADS. Ele é uma forma prática de receber dinheiro por visualização mas, tome cuidado para não encher a página com eles e atrapalhar a experiência do usuário, fazendo com que a taxa de rejeição aumente.
Caso prefira dar o gerenciamento para outras pessoas, basta que acesse o gerenciamento. Ele pode ser obtido através do acesso por link ou email.