Proporcionar risadas é uma ótima ideia para alavancar uma estratégia de propaganda em qualquer negócio, entretanto, é necessário saber como usar humor no marketing da empresa sem exagerar.
É cada vez mais comum ver ações de marketing com humor, contudo é necessário que haja cuidado com a maneira que a comédia é usada na promoção de um serviço ou produto.
Afinal, ninguém deseja ver uma campanha de marketing que causa constrangimento, que seja de mal gosto e que fuja do propósito de vender determinada marca.
Quer saber como o marketing digital engraçado pode ser usado por sua empresa? Acompanhe esse artigo atentamente para mais informações.
Marketing com humor: como usar a comédia no marketing da sua marca sem exagero
Entenda que o bom humor é capaz de marcar e de vender, porém é necessário ter cuidado, principalmente nos dias atuais, que uma piada sem graça pode acabar sendo ofensiva.
Logo, o marketing nas redes sociais, ou em qualquer meio, para ter sucesso irá depender de muitos fatores, compreenda que não se trata de uma receita, de uma fórmula, já que nem sempre poderá dar certo.
Embora não se trata de uma tarefa simples, há dicas de como usar humor no marketing da sua empresa sem exagerar e que aumentam as chances de conseguir bons resultados.
Veja abaixo como elaborar campanhas de marketing com humor de forma que consiga bons resultados.
1 – Mantenha-se atualizado
É essencial que você esteja antenado sobre tudo o que esteja acontecendo a sua volta.
Não há como usar humor no marketing da sua empresa sem que você não saiba aproveitar o timing, portanto, fique atento:
- Nos assuntos do momento;
- Em notícias do dia;
- Nos memes das redes sociais.
Essa é uma forma de ter ideias boas e de engajar o público, que é bastante dinâmico.
2 – Não ofenda ninguém
Jamais crie campanhas de marketing que ofenda alguém.
Seu humor não pode ofender alguma classe, pois esse tipo de piada acaba provocando reações negativas para uma marca, a piada boa é aquela todos dão risada.
Estratégias de marketing com humor ofensivo acabam se tornando virais pelos motivos errados e não é esse tipo de engajamento que você precisa.
3 – Saiba quem é o seu público
Assim como em qualquer ação, o marketing digital engraçado de sucesso também é baseado naquilo que a empresa sabe sobre seu público, isso significa que ao saber bem quem é sua persona, você sabe como engajá-la.
4 – Profissionais especializados
Se você não tem experiência de como usar humor no marketing da sua empresa sem exagerar, é ideal que você tenha profissionais especializados em sua equipe.
Sempre é recomendado que você contrate um profissional experiente para realizar esse serviço.
5 – Não esqueça da mensagem
Ao promover marketing com humor você está desejando que a pessoa compre o seu serviço ou produto, não é mesmo?
Desta forma, é importante que a sua mensagem principal não seja ofuscada pela piada usada na sua ação de marketing, sendo assim, nunca esqueça da necessidade de remeter o seu produto ou marca.
Você quer promover risada, mas o principal é a venda.
6 – Utilize memes e piadas
Memes e piadas populares e engraçadas podem realmente ajudar a viralizar suas campanhas de marketing.
Você pode encontrar milhares de piadas divididas por seção no piadas.piz. É possível encontrar piadas específicas que possam se adequar à sua campanha.
Você pode utilizar os memes e piadas na íntegra ou modifica-los de forma inteligente para adequar ao seu nicho ou algum CTA.
Use da sua criatividade!
Porque promover campanhas de marketing engraçadas? Saiba quais são os benefícios
Ao saber como usar humor no marketing da sua empresa sem exagerar, você estará colhendo os seguintes benefícios:
- Muito engajamento com o público;
- Promovendo resposta emocional, ou seja, riso;
- Captando atenção total da audiência;
- Humanizando a sua marca;
- Provocando reações químicas no corpo.
Desta maneira, você aproveita benefícios únicos e ótimos resultados de cada estratégia de marketing.
Bom, você já sabe como usar humor no marketing da sua empresa sem exagerar, certo? Portanto, já pode promover essas ações para poder aproveitar os benefícios citados.