Vivemos em uma época na qual os influenciadores digitais parecem dominar toda a web. Dos canais no Youtube aos blogs e redes sociais, tais produtores chamam atenção por se comunicarem com milhares de fãs, que acompanham ativamente suas postagens. Mas, afinal, o que é preciso ter para se tornar um influencer?
Se você pensa em apostar nessa carreira, saiba que, por trás de cada conteúdo, há muito investimento e trabalho. É preciso ter disposição e criatividade, sem contar os recursos para garantir uma frequência legal de publicações: notebook e smartphone potentes, um bom plano de internet, editores de imagem e, em certos casos, até mesmo uma equipe.
No entanto, para quem quer começar, há outros pontos a se ter em mente ao divulgar suas primeiras ideias na internet. Foi pensando neles que, a seguir, separamos alguns passos para guiar sua jornada rumo à profissão do momento. Vamos lá?
Passos para se tornar um influenciador digital
1. Escolha sobre o que quer (e sabe) falar
Uma das partes mais interessantes de trabalhar com a internet é perceber que há espaço para falar sobre qualquer assunto: cinema, literatura, moda, finanças, empreendedorismo, entre muitos outros. Contudo, diante de tantas possibilidades, escolher nichos específicos de atuação pode te ajudar a se tornar uma referência, inclusive para marcas parceiras.
Sendo assim, se pergunte que tipos de segmentos mais te agradam, bem como aqueles que você sente dominar melhor. Uma boa dica para os indecisos é abrir as próprias redes sociais e checar quais perfis costuma conferir diariamente — que podem ser um norte para começar a refletir sobre os conteúdos de interesse.
Lembre-se de que essa é a base do seu trabalho e deve estar clara antes de seguir adiante.
2. Decida os canais de atuação
Tão importante quanto saber sobre o que irá falar é saber onde irá falar. E na web, o que não faltam são canais para chegar ao seu público-alvo.
Nessas horas, a escolha deve estar ancorada no tipo de conteúdo que você pretende produzir. Por exemplo: decidindo que optará pelos vídeos, pode ser que o Youtube seja a melhor opção. Já se desejar escrever narrativas longas, o Medium é o caminho certo. O Instagram e o Twitter certamente funcionarão para aqueles que querem criar conteúdos para consumo rápido.
De qualquer forma, nada te impede de optar por uma atuação ampla, com postagens variadas entre uma mídia e outra. Apenas compreenda que essa decisão pode exigir um nível maior de organização, principalmente quando você também precisar interagir com os públicos de cada rede.
3. Produza conteúdos de qualidade
Trabalhar como influenciador é algo que requer, acima de tudo, criatividade. Como a concorrência é grande, quem está iniciando seu perfil digital precisa sempre ter conteúdos relevantes, assim como acompanhar as tendências de seu nicho. Se isso não acontece, há grandes chances de logo cair no esquecimento das pessoas.
Caso você ainda não tenha um público próprio, uma boa forma de ter novas ideias é fazendo curadoria em perfis similares e já consolidados. Nesse sentido, vale estudar não só o que é publicado por grandes nomes do nicho, mas o que os internautas dizem no campo dos comentários.
Agora, se você já tem seus primeiros seguidores, a sugestão é explorar as potencialidades de cada rede para descobrir os materiais que eles procuram. No Instagram, por exemplo, as caixas de perguntas e as enquetes podem ser ótimas aliadas para suas pesquisas. Também não deixe o estudo de lado e consuma todas as informações úteis para o seu projeto.
Antes de produzir novos posts, faça as seguintes perguntas: O que realmente impactaria a audiência que quero atingir? Que pautas as pessoas esperam que eu explore? Depois, quando for a hora de produzi-los, procure assumir um tom único e que estimule relações genuínas com quem te acompanha. Em outras palavras, encontre sua voz!
4. Interaja com outras pessoas
Quando seu maior objetivo é ser reconhecido, nada mais justo que começar pelas boas relações com as pessoas: outros influenciadores, nomes do seu nicho, internautas que gostam dos assunto que você aborda, possíveis parceiros… todas as opções são válidas para fazer com que se torne conhecido por aí.
Contar com uma rede de contato pode trazer resultados incríveis para quem está começando, Às vezes, uma nova interação trará consigo conteúdos que você sequer conhecia. Em outras, o envolvimento com um grande nome também pode lhe garantir certa divulgação extra e uma série de novos negócios.
Portanto, dedique parte do seu dia para trocar curtidas com os demais, fazer comentários nos posts de outros influencers, participar de eventos do seu segmento e sugerir parcerias. Plataforma a seu favor é o que não falta.
5. Invista em ferramentas de trabalho
Lembra que, no início do artigo, destacamos que ter bons recursos é um dos pilares do trabalho de influenciador digital? Pois é, produzir conteúdo para a web sem ter as ferramentas necessárias pode ser frustrante. Afinal, pense na frustração que é estar em um evento exclusivo, por exemplo, e deixar de registrá-lo pela falta de equipamento?
Tudo bem que não há necessidade de começar já com grandes recursos, mas o computador e smartphone próprios são indispensáveis. Junto da banda larga e uma internet para celular eficiente, você garante que conseguirá postar sempre que quiser e independente do lugar. Mas as coisas não devem parar por aí.
O ideal é que, à medida que for conquistando espaço, o influencer invista em novas ferramentas, como câmera profissional, materiais para fotos e vídeos, cartões de visita, entre outros itens que otimizarão o seu dia a dia. Aos poucos, quando menos perceber, o profissional contará com um verdadeiro kit — o que vai refletir na qualidade do seu trabalho!
E então, o post acima te ajudou a planejar os primeiros passos para publicar suas ideias na internet? Esperamos que sim! Agora é com você: coloque o que aprendeu em prática, veja o que tem funcionado por aí e nos conte nos comentários!