Muito antes do conceito de rede social que conhecemos hoje, um dos principais meios de interação entre os internautas eram os fóruns. Verdadeiros palcos de debates e discussões, mesmo com o sucesso do Orkut e Facebook eles não perderam popularidade e ainda são muito utilizados, principalmente por empresas para relacionamento com o cliente.
Criar uma relação mais direta com o leitor do seu blog pode ser fundamental, ainda mais, em tempos de Facebook com alcance orgânico muito baixo, Google Plus que não decola e Twitter que não passa nem perto da popularidade que já teve no passado.
Confira algumas dicas para escolher a comunidade virtual perfeita, de acordo com suas necessidades:
Número de usuários
Este é um dos principais itens ao pensar em escolher uma plataforma de comunidade virtual. Para não desperdiçar recursos, tenha em mente o número de usuários que quer atingir, sempre fazendo uma leve projeção acima.
Algumas plataformas cobram pela quantidade de usuários. Quanto maior o número será mais caro para mantê-la.
Leia Também: Como Investir em ETF no Externor
Pesquise com o seu público
O Facebook pode ser um bom ponto de partida para descobrir o que seu público deseja. Faça enquetes para saber as funções que eles acham prioritárias. Se não souber o que os seus usuários querem, provavelmente quem está construindo a plataforma adicionará recursos aleatórios, dificultando a usabilidade.
Seja simples
Sem dúvida, a simplicidade é principal característica de comunidades online que deram certo. Lembre-se de como era fácil usar o Orkut. Criar comunidades, tópicos, postar comentários. Estava tudo ali, a distância de um clique. Quando optar por uma plataforma de comunidade virtual certifique-se que seja fácil utilizar todos os recursos. Fique atento a experiência do usuário. Certifique-se que, acima de tudo, sua plataforma seja a mais intuitiva possível.
Algumas plataformas recomendadas:
Discourse – open source tem como principal característica a simplicidade.
Jive – com mais recursos e paga, atende grandes empresas como a Reuters e Toshiba.
Ning – uma das pioneiras em autocriação de redes sociais, a Ning pode não ser funcional para grandes empresas, mas é ótimo para criação de comunidades locais.
Grupos do Facebook – Sim. O Facebook ainda pode construir uma comunidade muito mais ativa do que possivelmente você dispõe em sua fanpage. A ferramenta de grupos chega a lembrar as comunidades do Orkut, com a vantagem de que seus membros recebem notificações a cada novo post realizada na mesma o que ajuda a multiplicar o alcance dos seus links, enquetes e debates.