Outro dia publiquei um artigo (Dicas para ser um escritor freelancer – Parte 1) onde passei algumas dicas para quem deseja iniciar no área de escritor freelancer, lições que aprendi nos meses que ja atuo na área e achei válido compartilhar com vocês. Vamos então dar continuidade as dicas de modo que você termine o artigo e ja possa dar inicio a sua carreira solo, como um autônomo freelancer.
PAGUE INSS
Você é um trabalhador autônomo, mas é importante sempre trabalhar legalmente. Se você se tornar muito procurado, provavelmente vai ganhar um bom dinheiro, e quando o governo ver que você \”não ganha nada\”, mas tem carro, imóvel, entre outros, certamente vai lhe causar problemas. Pague seus impostos e o INSS, caso contrário não vai ter aposentadoria quando ficar mais velho tendo que continuar a trabalhar para ter dinheiro. É importante pensar no futuro.
O CLIENTE NÃO VEM? VÁ A ELE!
Outra lição super importante que aprendi é que se o cliente não vem até você, então vá até ele! Utilize fórums, redes sociais, e qualquer outro meio de comunicação e espalhe o que você faz, com toda certeza vai encontrar um cliente precisando dos seus serviços de escritor. Um bom meio de conseguir clientes é participar de grupos de blogueiros no facebook, anote bem essa dica. Agora se você esta em busca de clientes maiores, como empresas de grande porte, neste caso terá que ter um bom portifólio para mostrar a mesma para que seja aceito.
NÃO ESPERE PELA INSPIRAÇÃO!
Se você realmente trabalha a full time como escritor freelancer, você jamais deve esperar por inspiração, ela pode não chegar e consequentemente o dinheiro também não. Por isso, sempre procure estar inspirado e motivado para que não deixe de produzir ou vai ficar sem ganhar dinheiro. Cada pessoa tem formas diferentes de ter motivação, busque se conhecer melhor e aprender estratégias pessoas para sempre estar apto a escrever.
LEIA MUITO!!
Antes de se tornar escritor, você certamente terá que se tornar um leitor. Aconselho que comece o dia lendo os feeds dos blogs que você gosta, é uma forma bem bacana de ter novas ideias, calibrar a mente e aumentar a produtividade. Além disso certamente sempre vai estar aprendendo, tanto quanto pelo contexto dos artigos lidos, quanto pelas palavras novas e tudo mais.
ESTUDAR SEMPRE
Um dos principais pontos em trabalhar como escritor freela é que você sempre vai ter que estar apto a aprender novas coisas. Para começar vai ter que saber sobre finanças pessoais, depois as regras da lingua portuguesa. Dependendo do tipo de texto que o cliente pedir você ainda vai ter que aprender outras funções e assuntos. Esteja sempre aprendendo.
JA FEZ TRABALHO COMO ESCRITOR FREELANCER? TEM MAIS DICAS?