O ramo imobiliário é um dos pilares da economia nacional, capaz de absorver e manifestar os efeitos de vários fenômenos macroeconômicos e, por isso, ser usado como termômetro para o desenvolvimento financeiro e do poder de compra da população.
Este segmento do comércio possui características peculiares em comparação com outras áreas. Seu produto é um item durável, com alto valor agregado e forte percepção de risco atrelado, o que reduz o ritmo de vendas, ao passo em que eleva seu ticket médio.
O mercado imobiliário é útil para pessoas físicas e jurídicas, com opções disponíveis para as mais diversas propostas. Seu perfil de negociação é mais longo e o mercado exige formação especializada para vendedores, a regulada profissão de corretor.
Por ser um produto que exige grande investimento financeiro, a venda de imóveis passa por várias fases desde a primeira mensagem até a elaboração do contrato de venda. O corretor, por sua vez, pode atuar de maneira independente ou por meio de uma imobiliária.
O setor imobiliário oferece carreiras rentáveis, mas com pouca estabilidade, posto que a remuneração é feita a partir de comissões por venda. Isso significa que, caso o corretor não feche nenhum contrato, ele não receberá nada.
Um dos desafios deste segmento é superar a concorrência cada vez mais alta entre profissionais, um cenário que se intensificou com a valorização de imóveis com portaria 24 horas terceirizada e terrenos nas grandes cidades.
Conforme a aquisição de casas e apartamentos se torna menos acessível para o consumidor comum, mais corretores migram para a negociação de aluguéis em busca de uma renda mais estável.
Diante desses desafios, é evidente a necessidade de inovação nos cuidados do cliente, a fim de destacar-se e manter uma carteira fidelizada de contatos. Para trabalhar o valor agregado do vendedor ou imobiliária, cabe olhar para as demandas do setor:
- Informações acessíveis sobre o histórico do imóvel;
- Atendimento online;
- Imagens do imóvel em alta resolução;
- Termos de contrato mais claros.
Este artigo vai apresentar uma série de sugestões que podem melhorar o serviço de venda ou locação de imóveis, inovando o atendimento e atraindo mais clientes ao construir uma boa reputação para sua marca. São essas:
1 – Especialize-se
O mercado imobiliário é repleto de opções para indivíduos e empresas, o que pode tornar a conquista de uma boa posição mais difícil, por isso, a abordagem generalista deve ser evitada. Especialize sua formação em um nicho, qualificando seus serviços nele.
Trabalhar com nichos é mais simples por conter um número reduzido de concorrentes, assim como consumidores, facilitando o mapeamento por meio de pesquisas de mercado. Os nichos que podem ser explorados se multiplicam em imóveis comerciais e residenciais.
Os imóveis comerciais podem ser garagens, armazéns, lojas térreas, pontos de venda em shoppings com persiana rolo motorizada, salas em edifícios corporativos, fábricas ou locais especializados na agropecuária, um nicho voltado para áreas rurais.
Os imóveis residenciais podem ser casas ou apartamentos, localizados em áreas de centro ou com aspecto de pousada em regiões litorâneas. Outro nicho pouco explorado por seu alto nível de especialização, mas muito rentável, é a revitalização de prédios antigos.
Ao definir qual nicho é mais adequado para sua experiência e conhecimento, o corretor ou empreendedor do segmento imobiliário pode melhorar sua curadoria de produtos, como uma sala com divisória de vidro, oferecendo um serviço de qualidade.
2 – Invista em realidade aumentada
A realidade aumentada é um recurso digital que consiste na reprodução de espaços reais em tela, de modo que o usuário possa modificar objetos ou visualizar cenários em uma simulação precisa, muito próxima ao ambiente original.
Considerando que mais da metade da população nacional está conectada à internet, com tempo médio de sessão passando das três horas diárias, é justo concluir que muitas ofertas de imóveis serão visualizadas pelo consumidor primeiro pela internet.
Uma reforma apartamento 70m2 ou mesmo a construção de unidades habitacionais podem ser acompanhadas em detalhes por meio de um software de realidade aumentada. Mover-se pelos cômodos e testar itens de decoração são algumas funções disponíveis.
Investir em uma ferramenta de realidade aumentada para seus anúncios na web vai converter muito mais visitas e tráfego em relação a um catálogo tradicional, com fotos estáticas. Uma alternativa mais barata e simples é o recurso de tour 360º.
Com o uso de uma câmera de alta resolução, o corretor pode fotografar e filmar o espaço interno da casa, sala ou apartamento, associando esses recursos de mídia a um software capaz de uni-las em uma interface que permite a movimentação do usuário.
Assim, é possível conferir detalhes importantes, como as dimensões de cada cômodo, a quantidade de quartos ou banheiros, o posicionamento de portas e janelas com persiana horizontal 2 metros, bem como a integração de áreas externas com as áreas internas.
3 – Forme parcerias com empresas do ramo
A construção civil é formada por escritórios de engenharia e arquitetura, iniciativas de paisagismo, decoradores e artesãos dos mais diversos, que podem agregar valor ao trabalho de uma imobiliária.
Construir uma parceria com um escritório de arquitetura, por exemplo, é uma oportunidade ideal de trabalhar um nicho de mercado muito rentável: a compra, revitalização e revenda de imóveis em mau estado de conservação.
Muitos edifícios estão localizados em áreas estratégicas da cidade, mas permanecem desvalorizados pela falta de uma recuperação estrutural de pilares, obra que pode restaurar a segurança da construção e devolver sua beleza.
Ao comprá-las, encaminhar as propriedades ao escritório de arquitetura parceiro para então revendê-las, o empreendedor consegue aumentar seus lucros e posicionar-se como uma referência em seu mercado, atraindo consumidores qualificados.
4 – Transforme a assinatura digital em rotina
A assinatura digital é um recurso que registra autorização da pessoa física em documentos eletrônicos, através da criação de um sistema de criptografia que garante a identidade exclusiva da grafia e do símbolo usado.
Órgãos oficiais registram e administram a assinatura digital, sendo esta a única forma de validar documentos como contratos ou mesmo escrituração de imóveis. Portanto, a assinatura digital é um mecanismo que reduz a burocracia neste tipo de venda.
Uma das grandes queixas do público é o burocrático intervalo entre a assinatura do contrato de venda e a emissão da escritura em cartório. Ter que deslocar-se até um espaço físico com documentos de si e dos familiares é motivo de transtorno para muitos.
Inserir a assinatura digital em suas práticas é um modo de eliminar essa lentidão da operação de compra. Já existe a possibilidade de emitir a escritura de imóveis com cancela eletrônica para estacionamento de maneira remota com o recurso.
Essa inovação cria valor agregado ao promover conforto para o consumidor. As despesas operacionais de venda também diminuem, posto que o fechamento de negócios é mais rápido, elevando o ganho com custo de oportunidade.
5 – Ofereça informações detalhadas sobre o imóvel
As informações disponíveis sobre o imóvel vendido devem ser claras, de rápida consulta e detalhadas, como localização, planta baixa, disposição de janelas, iluminação natural, estruturas internas do imóvel, valores de condomínio e IPTU.
Além disso, é importante certificar-se da presença de ações judiciais envolvendo o edifício, assim como dívidas e processos de leilão em andamento. Ao assegurar que toda a documentação do imóvel está correta, o corretor acelera o fechamento da venda.
Outras informações importantes são a presença de serviços anexos, como uma limpeza em condomínio residencial, o que pode influenciar em taxas mensais ligadas ao imóvel. A depender das funcionalidades, este ponto pode agregar valor ao anúncio.
6 – Esteja presente nas plataformas online
As plataformas virtuais como sites de empresas, marketplaces, blogs, aplicativos de mensagem e redes sociais já são parte indissociável da experiência humana. A adesão de empresas de todos os segmentos a esses espaços se intensificou na última década.
Para elevar seu potencial de atrair clientes, é necessário uma abordagem criativa do cliente nas plataformas digitais, empregando técnicas de marketing digital para inovar sua comunicação com o consumidor.
Estatística no mundo imobiliário
Ferramentas de estatística hoje podem ser usadas para planejar a estratégia de vendas mais eficaz no setor imobiliário, identificando, com níveis inéditos de precisão, nichos do setor e explorando as demandas fomentadas pelo consumidor.
Nunca a estatística foi um ramo tão importante quanto na era digital, onde a quantidade de dados recolhidos do público se expandiu. Atualmente, é possível realizar grandes pesquisas de mercado utilizando recursos e plataformas de terceiros na web.
Portanto, ainda que conheça pouco sobre a área em si, o empreendedor ou corretor imobiliário deve considerar práticas como benchmarking, mapeamento de palavras-chave e interesses do público-alvo para definir sua abordagem.
Considerações finais
O mercado imobiliário é um dos mais essenciais, rentáveis e estabilizados do país, com demanda constante e alto potencial de crescimento para empreendedores ou profissionais independentes.
Para destacar-se em um mercado tão promissor e, por isso, tão concorrido, é necessário trazer soluções que seus concorrentes ainda não implementaram. Para tal, a combinação entre criatividade e atenção às novidades ao redor é decisiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.