O networking é uma rede de contatos profissionais muito importante para a carreira das pessoas, independentemente da área. No entanto, ainda que traga oportunidades de crescimento, não são todos que investem nessa ferramenta.
Só que ter bons contatos ajuda na hora de encontrar oportunidades de trabalho, clientes e parceiros. Portanto, além de formar o networking, é necessário usar a ferramenta com sabedoria.
A internet facilitou muito esse processo, pois reduz as distâncias geográficas e permite o trabalho a distância, tendo em vista o grande crescimento do home office.
As redes sociais cumprem um papel importante nessa empreitada, tanto é que a rede social LinkedIn veio para facilitar nesse sentido. Mas, além dele, existem outras formas de cultivar contatos profissionais que vão trazer muitos benefícios para a carreira.
Tudo o que você precisa fazer é dar o primeiro passo e saber se relacionar com as pessoas certas e do jeito certo.
Qualquer pessoa que queira crescer e encontrar boas oportunidades, precisa do networking, e é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
Vamos explicar o conceito dessa rede de contatos, falar sobre sua função, dar dicas para construí-la e ensinar como mantê-la. Confira!
Afinal, o que é e para que serve o networking?
Networking nada mais é do que trabalhar em uma rede de contatos para trocar informações relevantes, ajudar e ser ajudado mutuamente. Afinal, este é um termo em inglês, em que net significa “rede”, e work, “trabalho”.
É uma ferramenta que inclui diferentes atividades relacionadas à carreira e aos negócios, por meio de relacionamentos interpessoais promissores.
O networking serve para tudo, inclusive para ter uma boa convivência em sociedade, pois está diretamente ligado ao modo como nos relacionamos e com quem estabelecemos essa relação.
É por meio dele que um profissional encontra oportunidades de trabalho em várias empresas, como uma confecção de cortinas e persianas sob medida.
Para o ser humano, o relacionamento é algo muito importante porque faz com que as pessoas se sintam parte de alguma coisa, ou seja, acolhidas por uma comunidade, e com isso poder apoiar e receber apoio.
Fazer parte de uma turma e se encaixar em alguma coisa é uma forma de definir o networking. Os profissionais têm chances de conhecer trabalhos e pessoas, o que traz oportunidades de emprego e experiências edificantes.
Essa rede também serve para estabelecer contato com alguém que pode trazer algum benefício, e mesmo que você não conheça esse indivíduo, pode ter um colega conhecido, o que facilita na troca de experiências e possibilidades.
Para se ter uma ideia da importância disso, de acordo com especialistas na busca de talentos, cerca de 80% das colocações de emprego são provenientes de relacionamentos.
Ou seja, um fabricante de carrinho de algodão doce prefere contratar alguém indicado por outro funcionário, do que uma pessoa totalmente desconhecida.
Analisando esse fato, é correto afirmar que o networking ajuda os profissionais a atingirem seus objetivos na carreira.
Mas não basta apenas criar uma rede de contatos. É necessário manter um bom relacionamento com as pessoas, baseando-se na troca de favores e não apenas em prol dos interesses pessoais.
Uma boa rede de relacionamentos ajuda em vários aspectos, pois além de aprimorar suas habilidades, traz outros benefícios, como:
- Aumento das vendas;
- Acesso a informações relevantes;
- Desenvolvimento da carreira;
- Boa relação com os clientes;
- Aumento da visibilidade profissional.
Ademais, o networking beneficia as relações de modo geral, tanto com colegas de profissão quanto com familiares, amigos e assim por diante. Entretanto, o primeiro passo é saber criá-lo.
Como construir seu networking
Antes de começar a construir essa rede de relacionamentos, primeiro é necessário entender a relevância que ela possui, pois vai fazer toda a diferença na vida profissional.
Em seguida, um gestor de empresa de locação de tenda de lona para festa ou de qualquer outra ocupação deve selecionar as pessoas que considera interessantes para seu networking, como colegas de trabalho, familiares, amigos, entre outros.
Analise também suas conexões no LinkedIn e em outras redes sociais. Feito isso, outras estratégias vão te ajudar a construir sua rede. São elas:
1. Ativar os contatos
Não basta apenas adicionar pessoas nas redes sociais ou salvar números de telefone no celular, é necessário dar continuidade às conversas.
Portanto, mantenha uma lista atualizada com todas as informações relevantes de seus contatos e envie mensagens periódicas por e-mail, WhatsApp, SMS, entre outras.
Ao fazer isso, não se esqueça do bom senso e não lote as pessoas com mensagens, mesmo porque nem todos estão dispostos a conversar ou vão se aproximar de você.
2. Manter a rede sempre informada
Assim como você, a maioria dos profissionais estão dispostos a ajudar e a compartilhar informações, mas é difícil prestar um suporte sem saber novidades sobre sua carreira.
Nesse contexto, o gerente de uma loja de tapete para sala 200×250 deve compartilhar cursos que já fez, projetos que está participando, entre outras informações relacionadas à sua área.
Se souber de alguma oportunidade relevante para o network, repasse essas informações para que outros profissionais tenham acesso a novas possibilidades na carreira e obtenham a ajuda que precisam.
3. Participar de eventos
Tanto online quanto os presenciais, eventos relacionados à sua área de atuação representam ótimas oportunidades de fazer novos contatos.
Selecione acontecimentos do seu interesse e compareça, e não se esqueça de levar cartões de visita e entregá-los para as pessoas certas.
4. Saber fazer perguntas
O networking é uma ferramenta onde os indivíduos podem fazer perguntas e pedir ajuda para pessoas mais experientes, afinal, esta é uma de suas maiores funções.
Contudo, é importante lembrar que todos têm uma rotina agitada e que por isso precisam de agilidade na hora de resolver um problema.
Se você tiver alguma dúvida, como uma indicação de produto de limpeza de colchão box para seu negócio, seja cordial e vá direto ao assunto. Além disso, saiba como expor a sua dúvida de maneira direta para que o outro possa compreendê-la.
Mantendo o networking ativo
O maior problema não está em construir uma rede de relacionamentos, mas em mantê-la ativa, afinal, um indivíduo pode ter pouco tempo no dia a dia para conversar com as pessoas. Contudo, existem algumas ações que podem ajudar, como:
Mostrar interesse pelos outros
Qualquer relacionamento só vai crescer se houver interesse mútuo, por isso, quando conhecer alguém, pergunte coisas sobre ela ao invés de falar apenas sobre você mesmo e suas opiniões.
Demonstre interesse na conversa, depois isso ajuda a estabelecer uma boa relação. Agora, se notar que o outro não está interessado, desista. Afinal, você também vai querer que outras pessoas façam a mesma coisa se não tiver interesse no que elas estão falando.
Estar sempre atualizado
A carreira de um fotógrafo especializado em ensaio recém nascido vai crescer muito mais se ele estiver sempre atualizado e bem informado sobre sua área.
Para o networking, isso também é importante porque uma pessoa inteirada e conectada é mais notada em seu meio. Esse profissional passa a ser visto como fonte de informações e líder no mercado em que atua.
Procure ler matérias interessantes sobre a sua área, participe de fóruns e grupos de discussão, converse com outras pessoas e divulgue sua opinião nos canais que utiliza.
Isso faz com que você se torne mais conhecido e acessível, despertando o interesse de outros profissionais e atraindo novas possibilidades.
Ter zelo com seus contatos
Assim como uma confecção de roupa de frio para cachorro grande precisa estabelecer um bom processo de vendas, o networking vai funcionar da mesma forma, pois você precisa trabalhar a pré-venda, a venda e o pós-venda.
Antes de estabelecer o contato com alguém, tenha um objetivo claro. Aprenda a ouvir, interpretar as entrelinhas e compartilhar interesses, e depois, não se esqueça de agradecer e retribuir a relação.
Esse exercício deve ser feito constantemente, posto que ajuda a fortalecer a rede de relacionamentos e não gera desconforto e constrangimento quando precisar da ajuda de alguém.
Por outro lado, existem ações que podem prejudicar a sua rede, como não ter tempo para conversar, não agradecer, não ajudar e não retribuir ajudas.
Lembre-se de que assim como os clientes de uma empresa de lavanderia de epi agrícola querem um bom relacionamento com a companhia, seus contatos também querem ter uma boa relação com você.
Separe um tempo na agenda para conversar com outros profissionais, responder e-mails, marcar um almoço, dar um telefonema e se mostrar disponível.
Considerações finais
Ninguém consegue crescer e evoluir sozinho na carreira profissional, até mesmo os maiores empresários do mundo precisam de outras pessoas para alcançar seus objetivos.
O networking traz os profissionais certos para perto de você, e eles representam relacionamentos promissores e a troca de experiências e favores que beneficiam a todos de maneira igual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.