O processo para me tornar blogueiro foi algo interessante. Tudo começou com um simples trabalho de informática no ensino médio, onde a nota do semestre dependia totalmente do meu desempenho e resultados do blog em que eu deveria criar. Foi interessante, não queria saber de nenhuma matéria além de informática.
Dos tempos de escola pra cá muita coisa aprendi, vi que blogar poderia ser pura diversão, ganhar 15 acessos por mês e só. Ou poderia ser divertido – sim é diferente -, ganhar milhares de acessos, ser reconhecido pelo que faz e ganhar dinheiro em casa. Claro, escolhi a segunda opção, mas aprendi também que não é simples assim, não basta pensar em dinheiro e “fama”, pois isso são consequências de um trabalho bem feito.
Posso resumir a arte de ser blogueiro em três pontos diretos que aprendi durantes esses longos anos. Sem eles não é possível ter um blog de qualidade e muito menos ganhar dinheiro. São eles:
Gostar de escrever
É indispensável gostar de escrever! Não possível colocar no seu dia-a-dia a escrita sem gostar da rotina que você vai ter. Você vai conseguir começar o blog, ter um layout bonito, divulgar para seus amigos no Facebook, ganhar alguns acessos, mas com o passar do tempo seu blog vai morrer.
Não pare no tempo, se gosta de escrever, procure ler e nunca deixe passar uma oportunidade ou ideia para um post.
Gostar do nicho escolhido
Não digo nem dominar, mas gostar. Pois se você gosta do assunto que seu blog fala, ao menos é possível estudar e aprender. Procure identificar o nicho certo para você, não basta pegar o assunto que está em alta no momento, se não seu blog vai acabar com o decorrer do tempo.
Se o seu problema é esse, tudo bem, ainda dá tempo de reverter isso, procure outro tema e comece novamente.
Os três itens que selecionei foram bem pensados e faço uma simples pergunta: “Como escrever em um blog sobre algo que não tenho afinidade?” ou “Como escrever em um blog se não gosto de escrever?”. Impossível!
Gostar de estudar
Com o tempo melhorei muito minha escrita, aprendi HTML e CSS para criar meus próprios layouts, aprendi a usar programas de edição de imagem, a criar campanhas e páginas em redes sociais e muito mais, mas tudo que aprendi eu ainda não sou bom o suficiente, sempre procuro melhorar, sei que o conhecimento não tem limite, fora o que eu ainda nem comecei a estudar (mas pretendo).
Além disso, quando você procura mais conhecimento em cima de um assunto, mais artigos que você jamais imaginaria podem surgir. Então não pare!
Esses são os três pontos principais para ter um blog de qualidade. A partir daí é possível ir além, profissionalizar e até viver da renda do blog. Agora se seu perfil não encaixa nesses pré-requisitos, sinto muito, mas sua área não é essa. Concorda?