1-Vá para fora do prédio!
Você teve uma grande idéia; fez um planejamento detalhado, talvez, até um plano de investimento e julga-se pronto para começar a colocar dinheiro em seu negócio e ver os lucros subirem, certo? Errado! Tudo que você tem aqui é uma hipótese. Dados imaginados sobre uma demanda por seu produto que você acredita que exista no mercado..mas…ela realmente existe?
No universo “startup” chamamos isso de “tração de mercado”, é tão simples quanto colocar seu produto para funcionar e descobrir se existe intenção de compra ou algum engajamento com o serviço do lado do consumidor. Tudo isto, para te dizer que NINGUÉM sabe o que dá certo ou não, não importa quão bem feito seja o “Business Plan”, este é um motivo imenso para que você invista muito pouco dos seus próprios recursos nesta primeira fase de teste.
2 – Uma plataforma (site) flexível e de baixo custo
É, aqui as coisas costumam ficar um pouco mais caras, certo? Não necessariamente!
O Ucoz é uma poderosa plataforma de criação de websites grátis que acaba de lançar sua versão em Português. O principal diferencial do Ucoz perante a concorrência é a modularidade e liberdade da plataforma. O código do Ucoz é aberto e pode ser editado como se bem entende, além de suportar as mais modernas tecnologias de desenvolvimento como HTML5, Css3 e PHP. Todas as funções da plataforma apresentam-se em forma de módulos que podem ser instalados e desinstalados em poucos cliques. Qualquer um com boa vontade pode resolver sozinho a questão assistindo alguns tutoriais.
O módulo E-shop
O módulo e-shop é um módulo pago que custa apenas R$ 12,00 por mês, isto mesmo, com menos de R$ 150,00 por ano você tem uma loja virtual funcionando durante todo o ano. O grande trunfo por trás da ferramenta do Ucoz é a capacidade de gerir um grande website sem problema qualquer com tráfego ou número de visitas mantendo preços extremamente competitivos. Você nunca vai gastar mais de R$ 240,00/ ano com seu website, e acredite, chegando a este valor com certeza você não estará de maneira nenhuma preocupado com este número.
O módulo não requer grandes configurações ou instalações, uma vez ativado dentro da plataforma ele já está funcionando e oferece gestão completa de todos os aspectos de uma loja virtual. Criação de categorias e gerenciamento de produtos, criação de listas de descontos, importação e alteração de preços e produtos através de planilhas de Excel para quem tem muitos produtos e uma integração com meios de pagamento já pronta em que você precisa apenas colocar seu email do PayPal ou similar para começar a vender.
Provê ainda todos os relatórios de que você precisa para administrar sua loja e recursos de SEO simples de se usar. O módulo de e-commerce do Ucoz se destaca das demais opções do mercado por trazer número ilimitados de produtos sem cobrar nada a mais por isso.
Extras
Como extra o Ucoz te traz grátis mais de 200 templates além de uma loja de templates exclusivos que custam entre R$0,00 e R$ 40,00. Sim, existem templates de alta qualidade grátis. Caso você não queira fazer sozinho, por ser uma plataforma de código aberto, existe a possibilidade de contratar um freelancer para personalizar o que você quiser, acredite, sai muito mais barato do que fazer um site do zero e você tem garantia de suporte técnico posterior sempre que precisar.
Preço
Como mencionado anteriormente o E-commerce do Ucoz custa de R$ 12,00 até R$ 21,00 mês e contratando o plano anual você ainda ganha um domínio grátis. Para os interessados em testar a plataforma, o Ucoz está oferecendo o 2 meses do E-shop, grátis, sem qualquer contrato ou obrigatoriedade, só clicar aqui , de qualquer maneira não há mais desculpa para não criar um website para sua empresa, o Ucoz é gratis.
3- Seja seu maior recurso:
Neste momento você se convenceu que não dá para gastar muito para começar, mas ainda fica a pergunta – Ok, mas eu não entendo sobre tudo, vou precisar contratar alguém para me ajudar. Certo? Baaang!!! Errado! O maior trunfo da web é a acessibilidade e democratização ao conteúdo e a educação. Tudo, absolutamente tudo que você precisa aprender está na web e muito provavelmente em vídeo. Para facilitar sua vida, caso você não saiba por onde começar, aqui seguem soluções grátis ou quase isso para os pontos indispensáveis de qualquer negócio digital.
3.1. Adwords e Analytics
O próprio Google quer que você domine todas as ferramentas dele, logo, o próprio oferece diversos tutoriais em vídeo te ensinando tanto a montar suas próprias campanhas para a rede de busca , quanto a medir os resultados no Google Analytics:
Existem outros excelentes cursos somente de Adwords, como este:
3.2 SEO
SEO é um assunto tratado como “mistério“ e parece algo quase que inatingível para quem começa a se arriscar no mundo digital…balela! Desde que o algorítimo do Google começou a entender os websites e o conteúdo de qualidade e original como fatores chave para a relevância de um website, preocupe-se mais em gerar conteúdo e contexto relevantes do que perder empo construindo links sem valor.
Entenda primeiro o que é SEO, mais uma vez, existe um curso online para você se iniciar no assunto, e de ótima qualidade, diga-se de passagem:
3.3 Social Media
Estar online e não ser social não faz sentido, vamos concordar. Não existe outro lugar que você consiga se conectar com sua audiência, obter feedback em tempo real, relacionar-se e ainda gerar tráfego qualificado com boas chances de conversão em vendas. Social media não tem segredo, ainda mais com tantos textos, tutoriais e “do´s and dont’s” soltos na web. Três regras básicas:
- Seja autêntico, não esconda nada.
- Fale pouco de você, estimule sua audiência para que conte como as histórias deles se conectam com a suas.
- Estimule a participação através de conteúdo original e interessante ao seu público.
Fácil? Não, de maneira nenhuma, mas aqui, seu maior custo é seu tempo tentando descobrir como se conectar com sua audiência.
Ferramentas como o Hootsuite e o Napoleon Cat te ajudam a lidar com isto e planejar suas postagens nas redes sociais:
Precisa saber como fazer anúncios no Facebook para construir sua audiência? Sim, também tem online e em vídeo:
3.4 Email / CRM
Esta é uma das mais necessárias e frequentemente mais esquecida necessidade de um negócio online. Manter um relacionamento ativo com seus consumidores é sua maior missão, lembre-se, é sempre mais fácil reter um consumidor do que conseguir um novo. Emails ainda são uma excelente ferramenta no seu mix de relacionamento, existem soluções como o Mailchimp, por exemplo, com R$ 20,00 mês onde você pode enviar quantos emails quiser para até 500 contatos.
Agora, mãos à obra, comece do começo – Primeiro desenvolva seu produto, parta para o canal de venda (website) e coloque o marketing para funcionar! Ah, e qualquer dúvida, escreva ali embaixo.
*Publieditorial