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A importância do design no marketing digital e suas melhores práticas


O design é um elemento muito importante no marketing, sim do usado para estabelecer um diálogo com o público em blogs, nas redes sociais, em mensagens de e-mail, entre outros canais.
O objetivo é entregar para as pessoas uma experiência positiva, porque quando elas pesquisam alguma coisa na internet, além de encontrar assuntos relacionados ao tema procurado, precisam que toda a página esteja de acordo.
Quando se fala em marketing, é normal pensar sobre estratégias como landing pages, crescimento escalável, ferramentas analíticas, geração de leads e demais assuntos da área, mas existem outras questões que precisam ser trabalhadas.
O design é uma delas, e embora seja algo muito importante, ainda existem gestores e empreendedores que o consideram supérfluo, acreditando que se trata de um elemento que serve apenas para deixar a plataforma mais bonita.
De fato, o design é capaz de melhorar a aparência de determinado canal, mas seu conceito vai além disso e tem o propósito de estabelecer um diálogo com o público para que as pessoas se identifiquem com o produto ou serviço.
Para aplicá-lo da melhor forma, é necessário compreender sua importância, as melhores práticas, como uni-lo ao marketing digital e o que fazer para aplicá-lo na construção de uma identidade visual forte e consistente.
Por que o design é tão importante?
Voltando essa questão para o marketing digital, o design é muito importante para transmitir imagem profissional. Quando é construído de maneira clara e objetiva, consegue transmitir profissionalismo.
A organização tem mais facilidade para apresentar seus produtos e serviços aos potenciais clientes, só que não são todas as empresas que estão cientes da necessidade de trabalhar o design de maneira assertiva.
Um fabricante de andaime tubular tipo torre consegue ter mais credibilidade perante a audiência, uma vez que trabalha adequadamente diversos detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia.
Isso porque o design contribui diretamente para que a organização seja vista pelo público como uma marca séria e comprometida.
O marketing digital é fundamental para qualquer negócio e ajuda as marcas a alcançarem novos patamares, mas a imagem da organização precisa ser muito bem cuidada.
O design profissional ajuda a conquistar ótimos resultados e a organização passa a ser mais valorizada pelos consumidores.
Ele também é capaz de aumentar o volume de vendas, mesmo não sendo um fator exclusivo que influencia a decisão de compra. Mas quando é aliado a outros elementos, como uma boa copy, consegue transmitir a ideia do produto.
É algo essencial para que a organização consiga dialogar com seus clientes, e juntando o design com um texto coerente e atrativo, a campanha é muito mais efetiva.
Agradar o cliente no estabelecimento disponibilizando uma máquina de café capuccino e chocolate é importante, mas para atraí-lo até o local, a organização precisa de materiais coerentes com seu posicionamento e as necessidades do consumidor.
Isso poupa esforços, custos desnecessários e retrabalhos, focando o design naquilo que realmente funciona com o público.
Atualmente, o principal objetivo é resolver os problemas dos clientes e isso colocou a experiência do usuário em foco. Ela é determinante para a decisão de compra, e se o design for bem trabalhado, os usuários terão um acesso mais agradável aos canais da empresa.
Por fim, trata-se de uma ótima ferramenta para que a marca se torne única e especial, mostrando a autenticidade do negócio. É algo que ajuda a transmitir a cultura e os valores da marca.
Melhores práticas de design no marketing
Existem algumas práticas de design no marketing que são indispensáveis e podem ser aplicadas por qualquer tipo de negócio. São elas:
Blog institucional
O blog institucional é uma estratégia muito importante para o planejamento de marketing digital e para veicular os materiais criados em uma estratégia de marketing de conteúdo.
O blog de uma autoescola aborda vários temas do interesse dos alunos, por exemplo, sobre aula de direção veicular para condutores. A estratégia traz conteúdos relevantes e que chegam até as pessoas no momento certo.
O blog precisa de um design com diagramação focada em conversão, pois isso valoriza o conteúdo e facilita a leitura.
E-mail marketing
O design é uma peça muito importante para alavancar as conversões da empresa, e o profissional precisa criar algo simples e impactante, capaz de chamar a atenção do destinatário.
O designer precisa estar atento ao modo como os e-mails são lidos, tendo em vista que os dispositivos móveis estão presentes no dia a dia das pessoas e permitem que elas cheguem as mensagens a qualquer momento do dia.
Imagens nas redes sociais
A internet permite a veiculação de conteúdos dos mais variados tipos e formatos, e entre os mais consumidos pelos usuários estão:
Textos;
Vídeos;
Áudios;
Imagens.
As redes sociais são plataformas que uma oficina mecânica de motos pode usar para compartilhar todos esses tipos de materiais e são ótimas para gerar engajamento com o público.
A comunicação por meio delas em outros contra todos audiovisuais tem muito mais chances de impactar a audiência e gerar compartilhamentos do que um texto comum. Mas é fundamental criar uma linguagem visual própria para aplicá-la nas redes sociais.
Como unir design e marketing digital?
Para unir o design e o marketing digital, uma das coisas mais importantes é considerar a psicologia das cores. Cada cor transmite uma percepção e pode estimular sensações diferentes.
Tons suaves, como o verde e o azul, transmitem sensação de tranquilidade e relaxamento. O vermelho, por sua vez, pode estimular necessidades, como a fome.
Compreender a psicologia das cores é muito importante porque o usuário recebe estímulos visuais. Outro passo importante para uma marca de compressor bitzer manual é construir uma narrativa visual.
Assim como no caso dos textos, os elementos visuais são capazes de transmitir mensagens sobre a organização, e ela precisa estar de acordo com os valores que o negócio defende.
É assim que se constrói uma narrativa visual coerente e capaz de reforçar os ideais da companhia. Os consumidores terão mais clareza na hora da compra, mas tudo isso também depende de planejamento estratégico e dos objetivos do negócio.
Por fim, é indispensável conhecer o público para entender quais são os interesses e necessidades dos clientes. A partir disso, o design vai ajudar a construir estratégias de marketing digital mais fortes e coerentes.
Práticas de design para identidade visual
Para que o design cumpria seu papel e ajude a construir uma identidade visual forte e consistente, é necessário seguir boas práticas, como:
Evitar o excesso de efeitos
Uma empresa de cobertura de lona para varanda pode inovar em sua identidade visual prezando por algo mais clean.
Muitos gestores e empreendedores acreditam que para inovar nesse sentido precisam exagerar nos efeitos, só que o uso indevido desses elementos pode provocar confusão visual nas pessoas.
O ideal é que a identidade visual seja clara e limpa para que seja fácil de ser identificada por parte do cliente. Assim sendo, é interessante usar sombras e brilhos moderadamente e saber chamar a atenção para o texto ou imagem.
Evitar muitas cores
Na hora de escolher as cores da identidade visual, é importante ser moderado e aplicar a psicologia das cores para despertar os sentimentos e sensações mais adequados ao cliente.
As cores usadas por uma empresa de segurança do trabalho ajudam a alavancar o negócio, mas são capazes de transmitir sensações e sentimentos, portanto, antes de escolher qualquer coisa, primeiro é necessário conhecer os tons.
Escolher uma boa tipografia
Se a identidade visual do negócio for utilizar frases, textos ou palavras, é muito importante escolher uma boa fonte.
Elas não podem ser muito enfeitadas ou com traços extremamente finos, lembrando que o ideal é que possa ser vista tanto em tamanhos grandes quanto em tamanhos pequenos.
Para transmitir uma mensagem, primeiro é necessário garantir que ela possa se comunicar de maneira eficaz com os clientes.
A tipografia é um elemento importante em vários lugares, seja em um jazigo moderno, em um outdoor, no site da empresa ou até em um documento importante, o fato é que esse elemento merece atenção.
Para não errar, a organização deve contratar um designer profissional especializado em tipografia porque ele tem a capacidade de definir qual é a fonte ideal para o logotipo.
Considerações finais
O design é um elemento muito importante para o sucesso das estratégias de marketing digital, e isso vai desde a identidade visual do negócio até os conteúdos que publica em suas redes sociais.
As marcas precisam contar com profissionais especializados no assunto e que vão trabalhar com o pessoal de marketing para transmitir a mensagem do negócio do jeito certo e ajudá-lo a alcançar seus propósitos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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