Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Aprenda como modernizar móveis para combinar com sua decoração

Restaurar peças é uma maneira eficiente e barata de dar a elas uma nova cara. Veja dicas de como fazer

Renovar os ambientes da sua casa, dando a eles uma nova cara é uma necessidade que aparece de tempos em tempos. Como os móveis são peça-chave em qualquer decoração, é para eles que a gente olha quando começa a pensar nisso e já dá logo vontade de trocar tudo.

Calma! Se a ideia é mudar, substituir alguns móveis por outros novos costuma ser a primeira ideia, mas não é a única, especialmente se você não pode gastar muito agora. Modernizar os móveis que você já tem também pode fazer parte de um bom projeto de decoração para a sala.

O uso de móveis usados em decorações modernas, inclusive, está em alta. Eles dão um ar retrô para os ambientes, além de serem peças cheias de história. Mas lembre-se de que o contraste com elementos novos e de outros estilos deve ser pensado com cuidado, para que tudo fique em harmonia.

Tem algum sofá, mesa, cadeira ou estante que precisa ser modernizado, mas não sabe como fazer isso? As dicas dessa lista são boas inspirações.

Pintura

Pintar os móveis é uma das maneiras mais simples de restaurá-los, principalmente porque você mesmo pode fazer isso, comprando só os materiais. Você vai precisar de: um móvel que merece ser modernizado, tinta esmalte, pincel, lixa e jornais velhos.

Comece forrando o chão com os jornais velhos para não sujar de tinta. Em seguida, limpe e lixe o móvel até ficar com a superfície limpa e, com a ajuda de um pincel, pinte. Os sprays também são boas opções. Uma dica moderna é usar cores fortes e vibrantes, para contrastar com outros elementos neutros que você tem no ambiente.

Você pode, por exemplo, pintar só as cadeiras de uma mesa antiga, fazendo a nova cor moderna contrastar com a madeira. O fato de os elementos terem o mesmo design vai facilitar a “conversa” entre eles, o que ajuda na harmonia.

Estêncil

O estêncil é um tipo de pintura específico, porque permite que você faça desenhos nos móveis, uma ótima forma de deixá-los modernos. Para fazer o estêncil você vai precisar de um molde (que você pode comprar pronto ou fazer com um papel adesivo). Depois, é só aplicar a tinta em spray e esperar secar.

Na sala, essa é uma ideia que fica interessante naquele criado, no centro de uma mesa ou naquela cristaleira que você herdou da sua vó. As possibilidades de desenhos são infinitas, pode ser desde algo grande até pequenos detalhes em flores ou estrelas estampadas, use a criatividade.

Colagem

Usar adesivos e recortes de papéis para dar uma nova cara para os móveis tem até um nome chique: decoupage. Você pode revestir o móvel todo ou só uma parte. Use desenhos com elementos modernos e que combinem com a cara dos outros elementos que compõem o seu ambiente.

Troca de puxadores

Trocar os puxadores dos móveis antigos é um jeito simples de mudar a cara deles. Pintar esses elementos de cores vibrantes (até mesmo uma de cada cor, para dar um ar descolado), também é uma ideia interessante. O ideal é retirar os puxadores, pintar e, em seguida, instalar de volta.

Reforma ou uso de capas

Se estamos falando de sofás e poltronas, a saída pode ser reformá-los, dando uma boa limpeza e trocando o estofado e a cor antigos. Uma saída mais barata, no entanto, é usar capas. Algumas dão um efeito natural e têm a vantagem que podem ser trocadas facilmente de tempos em tempos, além de facilitar a limpeza.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.