Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Dicas

Saiba quais são os 4 perfis DISC

DISC é, portanto, a sigla para Dominante, Influente, Estável e Consciente. Os 4 componentes do modelo DISC são representados em um disco, separados pelos dois eixos tarefas-pessoas e extrovertidos-introvertidos.

Eixo horizontal \”tarefas-pessoas\”

Os perfis da esquerda são mais confortáveis ​​para gerenciar tarefas, enquanto os da direita são mais orientados para o relacionamento com as pessoas.

Eixo vertical \”extrovertido-introvertido\”

No topo, encontramos pessoas bastante extrovertidas, que se sentem superiores ao seu ambiente e que o controlam. Na base estarão as pessoas introvertidas, que sofrem mais com o ambiente do que o controlam.

Os 4 componentes do modelo DISC p4 são representados pelas iniciais que compõem a sigla. Eles também são representados por meio de cores: vermelho, amarelo, verde e azul.

Cada perfil pode ser definido de acordo com as seguintes características principais. É aconselhável moderar estes retratos caricaturais lembrando que o perfil de uma pessoa está sempre distribuído por vários componentes. É importante saber qual o melhor perfil disc, para poder ter uma melhor organização de pessoas dentro de uma empresa. 

Dominante

A dominante é frequentemente associada à cor vermelha: fogo, emergência, bombeiro, etc. O dominante está no canto superior esquerdo do disco, de modo bastante extrovertido e orientado a tarefas.

O dominante tem visão macro. Ele gosta de ver o quadro geral e não se preocupa com os detalhes, que tendem a incomodá-lo ou assustá-lo.

O dominante é franco. Ele não faz rodeios para dizer o que tem a dizer. Uma conversa direta sem embelezamentos que, em excesso, podem incomodar seus interlocutores.

O dominante é motivado por desafios. Tarefas repetitivas o entediam. Ele é capaz de realizá-los, mas sem entusiasmo. Ele investirá 100% se um desafio for oferecido a ele.

O dominante vai direto ao ponto. Ele avança e se dá os meios para alcançar seus objetivos. Se houver obstáculos em seu caminho (dificuldades técnicas ou pessoas), ele encontrará uma maneira de superá-los. O dominante é um competidor de coração, o que pode torná-lo agressivo aos olhos dos outros.

O dominante fala alto. Ele pode soar como se estivesse gritando, especialmente se estiver falando com outro dominante. Sua discussão simples pode parecer uma discussão e surpreender as pessoas ao redor com outros perfis.

O dominante fala rápido. Ele não gosta de lacunas em uma frase e pode falar à menor pausa de seu interlocutor.

O dominante não tem medo de errar. Ele prefere cometer um erro do que ficar parado. Ele pode tomar decisões com poucas cartas na mão e não tem problemas em reconhecer seus erros.

Influente

Associamos o influente à cor amarela: sol, alegria, etc. O influenciador está no canto superior direito do disco, tão extrovertido como o dominante, mas orientado para as pessoas.

O influente mostra entusiasmo. Ele rapidamente se torna apaixonado por coisas novas e tem uma capacidade real de desenvolver habilidades. Ele sabe transmitir sua motivação para sua comitiva e treinar seus interlocutores para acompanhá-lo.

O influenciador gosta de trabalhar com os outros. Tem facilidade de contato, fala bem e se interessa por seus interlocutores. Ele foge da solidão. Muitas vezes ele pode ser encontrado na máquina de café, conversando sobre tudo e qualquer coisa com os colegas.

O influenciador mantém sua rede. Ele é capaz de nos direcionar para a pessoa certa que poderá resolver nosso problema. Campeão de networking, ele delega muito. Ele às vezes acha difícil entender que deve executar uma tarefa que lhe foi confiada.

O influenciador vive através dos olhos dos outros. Ele gosta de ser o centro das atenções e não suporta ficar sozinho ou ser ignorado. Por muito tempo negligenciado, ele pode viver mal e definhar. Os elogios o motivam, mesmo em coisas insignificantes.

O influenciador tem dificuldade em terminar suas tarefas. Ele rapidamente se apaixona por algo novo, torna-se competente no assunto. Mas por causa de seu entusiasmo, assim que um novo assunto chega, ele esquece o anterior. Portanto, é preferível confiar-lhe as tarefas uma após a outra.

O influenciador é uma vítima da moda. Ele tem o último gadget da moda. Sempre muito bem vestido, sabe adaptar sua aparência ao ambiente para não passar despercebido. Será completamente peculiar ou muito colorido, mantendo-se elegante ou ultra chique com um terno de grife.

O influenciador é o perfil típico de vendedores e representantes de vendas, o que não os impede de se destacar em outras áreas.

Estável

Associamos o estável à cor verde: calma, grama, natureza, etc. O estável está no canto inferior direito do disco, portanto voltado para as pessoas, como os influentes, mas bastante introvertidos. 

Há uma diferença entre o estável e o influente em seu relacionamento com as pessoas: o estável realmente ama as pessoas, enquanto é mais o processo de comunicação que interessa ao influente.

O estável fala baixinho. Muitas vezes você tem que pedir a ele para falar mais alto ao telefone. Suas intervenções são raras, mas relevantes. Ele impõe silêncio e quando fala em uma reunião, os participantes ficam em silêncio.

O estável não suporta estresse. Ao contrário do dominante, seu perfil oposto sempre em ação, para quem as coisas devem ser rápidas, o estável precisa de tempo para digerir informações e ser capaz de reagir. Pressionar um estável pode bloqueá-lo.

O estável coloca os outros antes de si mesmo. É o perfil típico de Madre Teresa ou do bom pai. Ele é incapaz de resistir quando solicitado por sua ajuda e largará tudo para resgatar seus entes queridos.

O estável age com calma e moderação. Ele é equilibrado. Ele fala sem levantar a voz ou acenar com as mãos, que guarda sobre a mesa ou nos bolsos. Ele não mostra nenhuma reação particular a situações estressantes, mas na verdade as experimenta muito mal.

O estável é humilde. Ele não gosta de ser apresentado ou receber elogios na frente de todos. É melhor parabenizá-lo em particular. Por outro lado, ele apreciará que sua equipe seja elogiada e valorizada em público.

O estável pode reagir violentamente. Calmo e prestativo, tende a internalizar possíveis censuras ou situações que o desagradam. Mas, à força de se conter, acumula energia negativa. Basta um aumento no estresse, ou um simples comentário para alguém de sua equipe ou sua família, para fazê-lo explodir. Como a gota d\’água que quebrou as costas do camelo!

O estável pode explodir sem meias medidas. Quando ele fica com raiva, é provável que tudo saia de repente, de forma desproporcional. Ele provavelmente vai se arrepender de certas palavras que passaram pelo seu pensamento. Podemos então nos encontrar em conflito com um trabalhador estável por algo que nos parece trivial, sem entender que sua reação é resultado de múltiplas fontes de tensão profissional e/ou pessoal.

Consciente

Associamos o consciencioso à cor azul: mar, calmaria, polícia, etc. O consciencioso está no canto inferior esquerdo do disco, tão introvertido como o estável, mas orientado para a tarefa.

O consciencioso trabalha sozinho. Ele não gosta particularmente de trabalhar com outras pessoas, que muitas vezes o prejudicam. Se ele tiver a sorte de ter um escritório para si mesmo, ele fechará a porta.

O consciencioso é pensativo. Ele precisa encontrar uma lógica para aderir a uma decisão. Qualquer lógica serve e é ainda melhor se for a sua.

O consciencioso pode detectar falhas. Ele é um campeão em ver quando algo não está funcionando (sem necessariamente saber o que) em um sistema. Sua capacidade de detectar inconsistências é um ponto forte a ser levado a sério.

Os detalhes do amor consciente. Seus e-mails são volumosos. Eles contêm uma introdução, uma tese, uma antítese, uma conclusão, provas… e muitos anexos que ele pede para ler. Para cada tarefa que lhe é confiada, ele gosta de ser regado de detalhes para fazer seu trabalho meticulosamente, ao contrário do dominante que não os suporta.

A pessoa conscienciosa tem medo de errar. Esta mera eventualidade é suficiente para paralisá-lo. Ele acha difícil tomar decisões por medo de errar. Ele precisa ter todas as cartas em mãos para se sentir confortável e tenderá a atrasar o prazo da escolha enquanto ainda houver incógnitas.

O consciencioso respeita as regras e os procedimentos. Esse é o perfil típico de contadores e administradores, o que não o impede de se destacar em outras áreas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.